Estágio em Psicoterapia Institucional junto a pacientes com a doença de Parkinson, familiares e equipe multidisciplinar no Instituto de Neurologia Deolindo Couto.

"Numa atitude acolhedora e transformadora, os grupos clínico-institucionais para pacientes crônicos visam a criação de estratégias de intervenção psicológicas que possam melhorar a qualidade de vida tanto dos pacientes quanto de seu familiares. Assim, trabalha no sentido de promover a expressão de afetos represados, delimitar novos e possíveis contornos existenciais diante da sintomatologia vivenciada sem negar o sofrimento, mas atuando na elaboração de modos de enfrentamento e elaboração das perdas."

Requisito: a partir do 5º período, favorável habilidades com música, teatro, poesia, pintura, artes em geral.

A seleção: 12/04, na QUINTA-FEIRA às 12:30h, na sala 8 da DPA/IP. Levar para a seleção um texto breve sobre como o candidato pensa a clínica de grupos do paciente com Parkinson.

Carga horária semanal de estágio: 20h

Horário de Supervisão: quintas-feiras das 12:30h às 14:30h e a partir de 2018.2 quartas-feiras das 17h às 19h.

Horário do grupo de estudos: à combinar com supervisora.

Horário do Estágio:
-03 vagas para Terças, das 8:30 às 11h
-03 vagas para Quintas, das 8h às 11h

Referencial teórico: Análise Institucional Francesa

Supervisora: Karla Valviesse

Documentos necessários: CRID, Histórico, Formulário de Credencial de Estágio Interno (disponível no site da DPA:www.dpa.psicologia.ufrj.br).