Boa tarde, o Coletivo vem por meio desse post comunicar que apesar da disciplina eletiva da professora Mariana Molica está descrita no SIGA como Introdução à Lacan, na verdade se trata de Tópicos Especiais em Psicanálise, segue a descrição da disciplina:

Professora responsável: Mariana Mollica

Colaboradores (estudantes, pesquisadores e lideranças comunitárias negrxs que desenvolvem pesquisas e movimentos de ação antirracista na Universidade e na cidade): Coletivo Preto Virginia Bicudo (IP/UFRJ); Projeto Ocupação/PSILACS (UFMG), CRP- RJ, Daniele Menezes (mestranda UFF); Geisa de Assis (mestranda UERJ); DJefferson Amadeus (advogado e militante MNU), Vilma Dias(profissional da rede de SM- RJ), Marcelo Dias (Pres. Nacional do Mov Negro Unificado), Rumba Gabriel (Fundador do Portal Favelas, liderança Jacarezinho).

Disciplina: Tópicos Especiais em Psicanálise A IPG 029.

Horário da disciplina: Quintas feiras às 14:50 - 16:30.

Início: 03/12/2020

Relações Étnico-raciais e subjetividade

EMENTA

Partimos da colonização e da plantation, evento histórico traumático na história da modernidade e na origem do capitalismo, privilegiando as teorias pós-coloniais e decoloniais em sua articulação com a Psicanálise. Percorreremos os principais eventos históricos da colonização brasileira e da escravização do povo negro no Brasil, marcada pelo sequestro de pessoas africanas retiradas de sua terra, relacionando o ponto de vista histórico-político com a subjetividade. Traremos as contribuições éticas da história do Conselho Federal de Psicologia no combate ao racismo no Brasil. O curso pretende diferenciar os conceitos de racismo estrutural, institucional e individual e sua relação com o inconsciente. Desenvolveremos o que vem a ser o mito da democracia racial e pesquisaremos a identificação ao ideal de branqueamento na formação da subjetividade na cultura brasileira e o pacto narcísico branco, que produz denegação do racismo e omissão da população em relação ao genocídio das populações afrodescendentes, indígenas, quilombolas e outras. A constituição do eu, do ideal do eu e os conceitos freudianos de identificação e de unheimlish serão percorridos e articulados à noção de identidade. Estudaremos o que é a segregação e o Racismo 2.0. A clínica psicanalítica será contemplada a partir da reforma psiquiátrica e sua relação com a saúde da população negra. Trabalharemos os termos “tornar-se negro”, “negritude” e “lugar de fala”, constituídos pelo movimento negro. Os conceitos de Achille Mbembe “necropolítica”, “devir negro no mundo” e “Afropolitismo” serão discutidos à luz do debate sobre decolonização. Por fim, pesquisaremos os movimentos coletivos de resistência ao terrorismo de Estado no Brasil.