Psicologia Social, alteridade e intervenção em instituições do terceiro setor na cidade do Rio de Janeiro abre vagas para extensionistas voluntários (2 vagas) e bolsista (1 bolsa PIBIAC artística).


Coordenadoras: Cristal Moniz e Valéria Romano


As vagas voluntárias estão abertas para estudantes de outras universidades. Estudantes de outros cursos também poderão se inscrever.

 

O projeto está em mudança, atuando na atenção primária à saúde. O candidato deve estar disponível para reuniões toda sexta-feira de 13h às 15h e dispor de 20h semanais para realização de atividades do projeto.


Pedimos para que os interessados preencham o formulário de inscrição até o dia 17/09 e entraremos em contato para uma segunda fase da seleção.


Convidamos todos a participar do seminário de extensão que acontecerá no dia 16/09, onde, a partir das 18h, o projeto será apresentado.

 

 

 

Pré-requisitos: Estar cursando a partir do 5o período em 2020.1; desejável ter cursado alguma matéria com o coordenador do projeto, Pedro Paulo Bicalho (Criminologia; Tecnicas de Entrevista; EXUPCS II); ter a necessidade de contabilizar horas de extensão
Carga-horária: 20h semanais

É necessário ter disponibilidade para os seguintes horários:
Supervisão: semanal, terças-feiras, de 13h30 às 16h;
Grupo de Estudos: quinzenal, terças-feiras, 16h as 18h;

Principais atividades: condução de grupos e reuniões institucionais.
Locais de atuação: Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) - Curso pré-Vestibular e Curso Preparatório - Complexo da Maré, e a escola estadual CIEP Brizolão 115 Antonio Francisco Lisboa “O Aleijadinho”, São João de Meriti.
Público-alvo: jovens; jovens e adultos.
Referencial teórico: Análise Institucional; Cartografia; Esquizoanálise.
Coordenador: Pedro Paulo Bicalho
Supervisores: Flávia Lisboa e Lucas Gabriel
Inscrição: Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com nome, idade, DRE e período, explicando sucintamente o motivo do seu interesse pela vaga até dia 08/12/2019.
Data da seleção: 09/12/2019, segunda-feira, às 13h, no Instituto de Psicologia (sala à confirmar na confirmação do recebimento de email).
Informações Adicionais: não há garantia de bolsa.

 

 

Coordenação: Profª Cirlene Christo
Carga horária semanal: 10h.
Supervisões: segundas-feiras de 13 às 16h
Vagas: 3

Data da seleção: 05/12 (quinta feira) no Departamento de Psicologia Social as 14h
Interessados: enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até terça feira (03/12)

Resumo do projeto
As plataformas digitais de trabalho têm tido como ponto de partida projetos antimercantis, iniciativas socialmente compartilhadas sem fins econômicos, associados à ideia de uma “economia do compartilhamento”. Sem compartilhar de todos os seus princípios, os processos de trabalho adotados por empresas-plataforma têm sido acompanhados por grandes contradições entre os ganhos financeiros e de valor comercial dessas forças produtivas e as condições de vida dos trabalhadores. Entendendo que esses processos de trabalho precisam ser analisados de maneira crítica, pretende-se contribuir para o debate social sobre as relações sociais em que se estabelecem nessas iniciativas, as possibilidades e tensões que introduzem na relação entre capital e trabalho, assim como suas implicações sociais, econômicas e políticas. O intuito é promover diálogos com os trabalhadores sobre as condições de vida e as relações sociais concretas produzidas nas experiências de trabalho, buscando evidenciar as gestões individuais coletivas e os custos que elas comportam; e contribuir para o debate social sobre as realidades de trabalho via plataformas digitais, assim como estimular a construção de políticas públicas que favoreçam as condições de vida e saúde desses trabalhadores.

 

 

Prof. Fernando Gastal

O projeto se baseia em dois eixos. O primeiro refere-se à Clínica do Trabalho que visa intervir, a partir de atividades em pequenos grupos junto a técnicos e professores, na problemática do mal-estar no trabalho. O segundo refere-se ao trabalho de orientação profissional em grupo com jovens estudantes do terceiro ano.

Local de atuação: Colégio Pedro II São Cristovão e/ou Humaitá

Carga horária: 10h semanais

Pré-requisito: alunos a partir do 3o período em 2020.1

Supervisão: terças, 14h-16h

Data da seleção: 06/12, 10h30, no Departamento de Psicologia Clínica

Vagas: 4

 

 

Seleção para o projeto de extensão Psicologia e Direitos da Infância, com atuação na Vara de Infância, Juventude e Idoso.

Professora resposável: Hebe Signorini

Carga horária: 20h semanais.
Horário obrigatório de supervisão: segundas a partir de 15h.

Pré-requisito: ter cursado ou estar cursando Psicologia Jurídica.

Seleção na segunda, dia 09/12, às 15h no IP. Sala a confirmar.

Trazer histórico atualizado

 

[EXTENSÃO]
 
O Núcleo Trabalho Vivo – Pesquisas em Arte, Trabalho e Ações Coletivas – vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia - IP/UFRJ oferecerá dois cursos de extensão no semestre de 2019.2. Segue a chamada de cada curso e as formas de inscrição.
 
1) LITERATURA COMO ARTE DE RESISTÊNCIA: O curso passará por textos e ideias que compreendem a literatura como dispositivo de construção de si e enfrentamento no organismo social. Leremos e nos debruçaremos sobre textos da filosofia da diferença e da crítica decolonial. Bem como obras literárias que nos servirão como campo e orientarão nossas discussões. Com intuito de criarmos um espaço para pensarmos pela literatura o ato de criação e a afirmação de modos de existir experimentaremos variados modelos de encontros: roda de conversas, leituras coletivas e convidados que enriqueçam nosso debates. OBS: A proposta de ementa para o curso está disponível em anexo.
 
COORDENADOR: Prof. João Batista Ferreira
MINISTRANTES: Bárbara Alves (Doutoranda) e Miguel Lacerda Neto (Mestrando)
 
HORÁRIO: Terça-feira das 18h30 às 20h30
LOCAL: UFRJ/ CAMPUS PRAIA VERMELHA
 
INSCRIÇÃO: Enviar email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) contendo apresentação sucinta e indicando interesse na participação do curso. Inscrições até 03 de agosto! Limite de vagas: 25 inscritos.
 
 
2) PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE: Este curso tem como proposta fundamental problematizar a relação entre as normas legais e as práticas de psicólogas e psicólogos no campo da saúde pública, especialmente na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde. Para tanto, a metodologia do curso propõe discussões das normas que buscam reger e organizar o trabalho desta categoria profissional, assim como produções técnicas e acadêmicas que discutam a grande temática, buscando contextualizar este trabalho prescrito na realidade da saúde pública brasileira. O curso também se estrutura na discussão, a partir do compartilhamento das experiências dos participantes e docentes, de estratégias dos profissionais e pesquisadores para realizarem uma análise do atual contexto em saúde. Espera-se, portanto, promover uma reflexão crítica acerca do tema, ampliar as discussões dentro da Universidade com a colaboração de atores externos e oferecer aos participantes subsídios para o desenvolvimento de ações individuais e coletivas pautadas nos princípios de promoção de saúde, da ética profissional e relevantes para os grupos analisados.
 
COORDENADOR: Prof. João Batista Ferreira
MINISTRANTES: Bárbara Alves (Doutoranda), Erika Ambrósio (Mestranda) e convidados
 
HORÁRIO: Quinta-feira das 18h30 às 20h30
LOCAL: UFRJ/ CAMPUS PRAIA VERMELHA
 
INSCRIÇÃO: Enviar email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) contendo apresentação sucinta e indicando interesse na participação do curso. Inscrições até 03 de agosto! Limite de vagas: 30 inscritos.
 
Para acessar a ementa, clique aqui

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE PET– SAÚDE (PET-Saúde/Interprofissionalidade) - UFRJ

 

Para acessar o edital clique aqui

FORA DA CASINHA: ativação de redes, intervenção e formação em arte e cultura
O projeto é desenvolvido em parceria com o Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou! com o objetivo de fortalecer a rede em prol da luta antimanicomial no Rio de Janeiro a partir das atividades de arte e cultura. Aposta-se na potência do carnaval, uma festa popular de rua, como catalisador de encontros e, portanto, importante aliado da luta antimanicomial para problematizar a exclusão social e promover a cidadania de sujeitos historicamente subalternizados em função de sua condição psíquica.
- Supervisão: Fernanda Canavêz
- Carga horária semanal: 12h distribuídas entre atividades do Coletivo Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou! e encontros de supervisão
- Número de vagas: 04
- Horário de supervisão: Terça-feira, de 10:00 às 12:00
Horário das assembleias: Quinta-feira, de 14:30 às 17:00, na frequência mensal
- Pré-requisito: Extensão Universitária, Psicologia e Compromisso Social I
- Início das atividades: 04 de fevereiro de 2019
Inscrições até o dia 03/12 através do envio de CRID, histórico e uma carta de motivação para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A entrevista de seleção será realizada no dia 04 de dezembro de 2018, na sala do Departamento de Psicologia Clínica, às 13:00.

Subcategorias

UFRJ Instituto de Psicologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ