Apresentação da proposta:

Relação entre medo, insegurança e controle social; o papel da mídia na produção e disseminação do sentimento de insegurança; transformação do medo social em sentimento, afeto, política econômica e projetos de lei; conexões entre o medo social e a indústria da segurança; filosofia do risco e subjetividades punitivo-penais; controle social militarizado e o fetichismo pela polícia; articulações entre a dimensão macropolítica desse tema e a vitalidade micropolítica, a força presente na política do desejo, da subjetividade e das relações.

 

Este curso de extensão pretende levantar debates e questões acerca do assunto “trabalho, saúde e subjetividade”, através de diversos temas estudados pelo “grupo de pesquisa Techné: estudos e pesquisas sobre o mal estar no trabalho” da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado pelo professor Fernando Gastal de Castro (Instituto de Psicologia da UFRJ). 

O curso terá 5 módulos que tratarão de temas como empregabilidade, psicologia do trabalho, o trabalho na indústria, na educação, na saúde, no teleatendimento, além de formas de trabalho e sofrimento. As aulas terão a participação de alunos da graduação e do programa de pós-graduação em Psicologia da UFRJ. 

Veja mais informações..

Estão abertas as inscrições para estes cursos, que se encerram em 19 de fevereiro. Podem participar graduados de diversos cursos, entre eles: Enfermagem, Musicoterapia, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, etc.

Este é um curso gratuito, cujo período de inscrição vai de 9 a 14 de março. Veja mais informações

Este é um curso de extensão gratuito voltado para estudantes, professores e guias de turismo com inscrições até dia 31 de janeiro. Veja mais informações

UFRJ Instituto de Psicologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ