UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
INSTITUTO DE PSICOLOGIA

Considerando as Diretrizes de Contingência no Âmbito da UFRJ e as Notas de nossa
Reitoria, o Decreto do Governo do Estado, nº 46.966/2020 e as recomendações do Estado
do Rio de Janeiro e dos Ministérios da Educação e da Saúde, que visam conter o avanço
do vírus COVID-19, e entendendo que é função primordial dos servidores do Executivo
Federal zelar pela saúde da população, a direção do Instituto de Psicologia decide adotar
os seguintes procedimentos para o seu funcionamento até o dia 30 de março:

1) Dispensar de qualquer atividade presencial todos os servidores públicos (no âmbito
deste Instituto) que hoje tenham 60 (sessenta) anos ou mais de idade, ou que tenham
filhos/filhas até 10 (dez) anos ou sejam portadores de doenças crônicas e considerados
grupo de maior risco, ou que apresentem algum dos sintomas vinculados ao contágio do
vírus COVID-19.

2) Determinar que a partir desta quarta-feira, dia 18/3, até 30/3, o Instituto se encontrará
fechado e os atendimentos serão iniciados de forma remota, mediante mensagem a ser
enviada para os e-mails dos respectivos setores (ver imagem abaixo) do Instituto.
Coordenações Gerais e Direção:
1. Direção do IP: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Para maior detalhamento dos contatos, acessar o site da unidade: www.psicologia.ufrj.br
3) Para os casos necessários e emergenciais iniciados e agendados previamente, será
realizado plantão a ser gerenciado pela Direção do Instituto e dos respectivos setores. O
ambiente deverá ser ventilado, com portas e janelas abertas e mantida a distância de 2
metros entre os presentes no plantão.

4) A Direção do Instituto de Psicologia indicará a aprovação Ad Referendum de processos
administrativos que tiverem manifesta urgência, mediante encaminhamento/contato
efetuado pelas respectivas Chefias Imediatas e dos Departamentos e diante de qualquer
impossibilidade de realização de congregação em abril.

5) Suspender as reuniões (de pesquisa, estágio, extensão e comissões) presenciais e realizar as emergenciais remotamente.

6) Recomenda-se a suspensão de todas as aulas presenciais na Graduação e na Pós-Graduação. Essas somente serão retomadas em caráter presencial quando cessarem as recomendações/orientações de restrição ao convívio social.

7) Recomenda-se que bancas de Pós-Graduação sejam adiadas. As que estejam com prazos vencidos ou cujos discentes apresentem para conclusão da dissertação de mestrado ou de tese de doutorado, sejam realizadas na forma remota com o apoio da respectiva Coordenação.
* Para a realização de defesas de Qualificação, Dissertação e Tese, os docentes devem
consultar a Resolução do CEPG nº 1 de 16/03/2020.

8) - Indica-se aos docentes que mantenham ativas:
● as atividades de pesquisa, estágio, monografia e extensão, como por exemplo: elaboração de projetos, inscrição nas plataformas da UFRJ, atualização do currículo lattes, sistematização de relatórios e artigos;
● as orientações de pesquisa, estágio, extensão, monografia, dissertação e tese, indicando quais atividades não necessitam ser interrompidas e que poderão ocorrer por via remota.

9) Indica-se, ainda, que os diferentes setores façam reuniões on-line, via e-mail e WhatsApp para acompanharem o trabalho de sistematização de documentos e políticas internas.

10) No dia 30/03, o Instituto de Psicologia fará nova reunião para a avaliação e gerenciamento das atividades. Eventuais novas informações poderão ser obtidas em www.psicologia.ufrj.br.

11) Indicar que, durante o tempo que durar o enfrentamento da pandemia, todos sigam as diretrizes de prevenção emanadas dos órgãos incumbidos de combate e prevenção de doenças e, em especial, as da administração superior da UFRJ.

>>>>>> Nota na íntegra <<<<<<