Últimas Notícias
Formulários para solicitação de regularização na inscrição de disciplinas no Período Letivo Especial
Formulário de solicitação de concomitância para cursar disciplina(s) com o seu(s) pré-requisitos*
Formulário de solicitação de sobreposição de horários de disciplinas*
Formulário de solicitação de trancamento de disciplinas de ingressantes 2020-1*
*EXCLUSIVO PARA DISCIPLINAS DO PLE
Por motivo de indisponibilidade da rede telefônica da UFRJ, informamos que os atendimentos do Instituto de Psicologia, provisoriamente, estão sendo realizados apenas por correio eletrônico ou pessoalmente na própria Unidade.
ENDEREÇO PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL:
Av. Pasteur, 250 - fundos - CEP 22290-902 - Praia Vermelha - Rio de Janeiro / RJ.
ATENDIMENTO AO PÚBLICO EM GERAL (NO BALCÃO E POR TELEFONE)
Dias | de 2º a 6º feira |
Horário | de 10h às 14h |
EXPEDIÇÃO DE HISTÓRICO OFICIAL/BOLETIM OFICIAL
Público-alvo | Estudantes |
Atendimento | Por e-mail |
Horário de atendimento (presencial) | Dias úteis, de 10h às 14h |
Como solicitar | Enviar solicitação por e-mail no endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando seu DRE. |
Outras informações | Uma vez que o documento seja expedido, a Secretaria Acadêmica enviará um e-mail para o estudante, notificando-o de que o documento já pode ser retirado. |
EXPEDIÇÃO DE DECLARAÇÕES VIA SISTEMA
Público-alvo | Estudantes |
Atendimento | Via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) |
Como solicitar
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Havendo necessidade de autenticação, levar a certidão impressa na Secretaria para que seja carimbada. |
Tipos de declarações
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EXPEDIÇÃO DE DECLARAÇÕES NÃO GERADAS PELO SISTEMA
Público-alvo | Estudantes |
Atendimento | Por e-mail |
Horário de atendimento (presencial) | Dias úteis, de 10h às 14h |
Como solicitar
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Enviar solicitação por e-mail no endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com as seguintes informações:
OBS: Para declarações para renovação do Bilhete Único Universitário, é necessário informar, também, endereço completo; curso; previsão de término; se é ou não cotista e/ou bolsista; data para a qual foi agendado o atendimento (RioCard). |
Tipos de declarações
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Outras informações
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Uma vez que o documento seja expedido, a Secretaria Acadêmica enviará um e-mail para o estudante, notificando-o de que o documento já pode ser retirado. |
CADASTRAMENTO DE RCS NO SIGA (MONOGRAFIA/MONITORIA)
Público-alvo | Professores e estudantes |
Links de acesso |
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Outras informações |
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COLAÇÃO DE GRAU
Público-alvo | Estudantes | ||||||||||||
Atendimento | Por e-mail | ||||||||||||
Horário de atendimento (presencial) | Dias úteis, de 10h às 14h | ||||||||||||
Como solicitar |
Obs.1: Para colar grau em Formação de Psicólogo, é necessário que conste no BOA do aluno a nota do TCC e as horas de estágio cumpridas. Obs.2: Para colar grau em Psicologia, é necessário que conste no BOA do aluno a nota do TCC e as horas de estágio e extensão cumpridas. Obs.3: o BOA pode ser acessado pelo aluno através do Portal do Aluno. |
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Links de acesso |
- Calendário de colação de grau: https://www.psicologia.ufrj.br/index.php/graduacao1/calendarios1/calendario-colacao - Portal do Aluno: |
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Requisitos |
Para pedir colação de grau, o aluno deve: - Ter cursado quantidade de créditos de acordo com o quadro abaixo:
* Dos 148 créditos a serem cursados em disciplinas obrigatórias para o curso de Psicologia, 1 crédito se refere à disciplina obrigatória de TCC. Para a colação em Formação de Psicólogo (currículo antigo), o estudante deve, ainda:
Para a colação em Psicologia, o estudante deve, ainda:
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Outras informações |
Uma vez que se verifique que o estudante cumpre todos os requisitos necessários, será concedida a ele a colação de grau, em cerimônia oficial a ser realizada em data prevista no calendário. Na ocasião de tal cerimônia, será entregue ao aluno sua Certidão de Conclusão de curso. |
EXPEDIÇÃO DE DIPLOMAS
Público-alvo | Estudantes |
Atendimento | Por e-mail |
Horário de atendimento (presencial) | Dias úteis, de 10h às 14h |
Requisitos para solicitar o serviço |
Diploma de Bacharelado:
Diploma de Formação de Psicólogo:
Diploma de Psicologia:
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Como solicitar |
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Documentos necessários | Os documentos a serem anexados ao requerimento enviado ao protocolo são:
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Outras informações | Uma vez que o diploma seja expedido, a Secretaria Acadêmica enviará um e-mail para o interessado, notificando-o de que o documento já pode ser retirado. |
TRANCAMENTO/DESTRANCAMENTO DE MATRÍCULA
Público-alvo | Estudantes |
Como requerer |
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Requisitos | Para solicitar o trancamento, o aluno deve ter 12 créditos cursados com aprovação. |
SOLICITAÇÃO DE EMENTAS ASSINADAS E CARIMBADAS
Público-alvo | Estudantes |
Como solicitar |
OBS: Tais ementas são do currículo antigo. As do currículo novo (Psicologia) devem ser solicitadas diretamente à GRADIP, através do endereço de e-mail indicado abaixo.
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Links de acesso |
https://www.psicologia.ufrj.br/index.php/ensino/graduacao/71-ementas
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LANÇAMENTO DE NOTAS IRREGULARES
Público-alvo | Estudantes e professores |
Procedimento |
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Link de acesso | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS
Público-alvo | Estudantes |
Atendimento | Portal do aluno |
Como solicitar |
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Outras informações | Casos extraordinários ocorridos fora do período previsto para trancamento, e que ensejam tal procedimento, como doença e etc., devem ser levados à apreciação da Direção Adjunta de Graduação com toda a documentação através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. |
EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS
Público-alvo | Estudantes |
Atendimento | Setor de Protocolo |
Horário de atendimento (presencial) | De segunda à sexta-feira, das 10h às 14h. |
Requisitos para solicitar o serviço | Ter sido aprovado na disciplina que deseja utilizar para dispensa de outra. |
Como solicitar |
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Documentos necessários |
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Link para a(s) legislação(ões) e/ou resolução(ões) associada(s) | CEG 01/2017 |
Outras informações | Em caso de dúvidas sobre a documentação, entrar em contato com o Setor de Protocolo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). |
TRANSFERÊNCIA EX-OFFICIO:
Público-alvo | Público geral |
Atendimento | Setor de Protocolo |
Horário de atendimento (presencial) | De segunta a sexta-feira, das 10h às 14h. |
Requisitos para solicitar o serviço | Ser servidor público, seu dependente, ou cônjuge oriundo de instituição de ensino superior pública. |
Como solicitar |
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Link para o formulário | Transferência Ex-Officio |
Documentos necessários | Observar a listagem presente no formulário de solicitação. |
Link para a(s) legislação(ões) e/ou resolução(ões) associada(s) | |
Outras informações | Em caso de dúvidas sobre a documentação, entrar em contato com o Setor de Protocolo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). |
PEDIDO DE RESERVA DE SALAS:
Público-alvo
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Servidores (técnicos e docentes) e discentes. |
Atendimento
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Coordenação de Graduação |
Horário de atendimento (presencial)
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De segunta a sexta-feira, das 10h às 14h. |
Requisitos para solicitar o serviço
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Disponível apenas para pedidos internos. |
Como solicitar |
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Outras informações
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Em caso de dúvidas, entrar em contato com a GRADIP. |
REGULARIZAÇÃO DE INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS:
Público-alvo | Estudantes |
Atendimento | Setor de Protocolo |
Horário de atendimento (presencial) | De segunta a sexta-feira, das 10h às 14h. |
Requisitos para solicitar o serviço | Formalizar pedido de regularização de inscrição no Setor de Protocolo em formulário próprio, e no período previsto pelo Calendário Acadêmico. |
Como solicitar |
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Link para o formulário | http://www.psicologia.ufrj.br/images/Requerimento_escolar_.pdf |
Documentos necessários |
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Outras informações | Em caso de dúvidas, entrar em contato com a GRADIP. A regularização de “1/3 fora do curso” é feita diretamente com a Secretaria de Graduação. |
EXTENSÃO
Atendimento | Online |
Horário de atendimento | Dias úteis, de 9h às 15h |
Contatos |
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
O que solicitar |
Suporte técnico ao usuário do módulo da Extensão no SGCE (Sistema Gerenciamento de Cursos e Eventos); Cursos de extensão em oferta; Cursos de extensão em andamento; Cursos de extensão em breve; Eventos de extensão em breve; Eventos de extensão em oferta; Projetos e Programas de extensão em andamento; Seminário de Extensão do Instituto de Psicologia; Semana de Psicologia; Suporte técnico ao usuário do módulo da Extensão no SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica); Registro de novas ações de extensão; Seleções abertas; Creditação e contabilização da carga horária. |
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO
Público-alvo | Estudantes |
Atendimento | Por e-mail |
Horário de atendimento | Dias úteis, de 10 às 16h |
Contatos |
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Site: http://dpa.psicologia.ufrj.br/index.php/item-estagios - http://dpa.psicologia.ufrj.br/index.php/duvidas |
SERVIÇO-ESCOLA - ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
Atendimento | Por e-mail |
Horário de atendimento | Dias úteis, de 8 às 20h |
Contatos |
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
COORDENAÇÃO DE PRÁTICAS INTERINSTITUCIONAIS EM PSICOLOGIA-PIPA
Atendimento | Sob agendamento por e-mail |
Horário de atendimento | Sob agendamento por e-mail |
Contatos |
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
PROGRAMA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Atendimento | Online |
Horário de atendimento | 2ª a 5 ª de 11 às 16h |
Contatos |
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOSSOCIOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOLOGIA SOCIAL
Atendimento | Online |
Horário de atendimento | 2ª a 5 ª de 11 às 14h |
Contatos |
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA
Atendimento | Online |
Horário de atendimento | 2ª a 5 ª de 11 às 14h |
Contatos |
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
A Direção Adjunta de Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP-UFRJ) criou um documento com orientações sobre o Período Letivo Excepcional (PLE). O PLE foi homologado pelas Resoluções n.º 3, de 17.07.2020, e n.º 4, de 19.07.2020, do Conselho de Graduação (CEG) e está previsto para ocorrer de 10 DE AGOSTO a 31 DE OUTUBRO de 2020, pelo Conselho de Graduação (CEG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O documento pode ser acessado aqui:
O Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ, aprovou, nesta quinta-feira (9/7), o estabelecimento do período letivo excepcional na Universidade, com aulas remotas, tanto para a graduação quanto para a pós-graduação.
A adesão às atividades pedagógicas não presenciais é facultativa aos estudantes.
Confira os calendários:
Graduação
Cursos | Início | Término |
---|---|---|
Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (todos da Faculdade de Medicina – campus Cidade Universitária) e Medicina-Macaé (campus Aloísio Teixeira) |
13/7/2020 | 31/10/2020 |
Todos os demais cursos | 10/8/2020 | 31/10/2020 |
O Conselho de Ensino de Graduação (CEG) está autorizado pelo Consuni a alterar o calendário acadêmico caso as condições de inclusão digital não estejam ainda implementadas.
Pós-Graduação
Cursos organizados em dois períodos letivos (regime semestral):
Período | Início | Término |
---|---|---|
1º período letivo | 3/8/2020 | 14/11/2020 |
2º período letivo | 30/11/2020 | 27/3/2021 |
Cursos organizados em quatro períodos letivos (regime bimestral):
Período | Início | Término |
---|---|---|
1º período letivo | 3/8/2020 | 19/9/2020 |
2º período letivo | 28/9/2020 | 19/11/2020 |
3º período letivo | 30/11/2020 | 30/1/2021 |
4º período letivo | 8/2/2021 | 1/4/2021 |
Para os cursos organizados em quatro períodos letivos (regime trimestral), foram estabelecidos dois calendários – os calendários 1 e 2, respectivamente:
Período | Início | Término |
---|---|---|
1º período letivo | 6/7/2020 | 3/10/2020 |
2º período letivo | 13/10/2020 | 16/1/2021 |
3º período letivo | 1/2/2021 | 24/4/2021 |
4º período letivo | sem atividades acadêmicas | sem atividades acadêmicas |
Período | Início | Término |
---|---|---|
1º período letivo | 3/8/2020 | 3/10/2020 |
2º período letivo | 13/10/2020 | 19/12/2020 |
3º período letivo | 4/1/2021 | 27/2/2021 |
4º período letivo | 8/3/2021 | 24/4/2021 |
Para mais informações, acesse aqui.
O Pró-Reitor de Políticas Estudantis, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria nº 6.750 publicada no DOU nº 128 de 5 de julho de 2019, em conformidade com a Resolução CONSUNI nº 02/2019, regulamentada pela Portaria nº 2.315 de 21 de março de 2019, considerando as decisões do Conselho de Ensino de Graduação - CEG e do Conselho de Ensino para Graduados - CEPG que, em função dos efeitos da Pandemia da COVID-19, institucionalizaram a possibilidade de adoção do ensino remoto nos cursos de graduação e de pós-graduação da UFRJ, torna público o presente Edital, contendo as normas, rotinas e procedimentos necessários à realização do processo seletivo para recebimento do Auxílio Inclusão Digital. Segue abaixo, em anexo, o edital completo.
Segue em anexo a resolução que dispõe sobre a adoção de períodos letivos excepcionais e autorização de ensino remoto, bem como de outras atividades pedagógicas não presenciais, como soluções transitórias para o Ensino de Graduação na UFRJ, em função dos efeitos da Pandemia da COVID-19, e dá outras providências.
Segundo Resolução 02/2016 do Conselho de Ensino de Graduação – CEG/UFRJ, a Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico tem a função de, num trabalho conjunto com orientador acadêmico do aluno, acompanhar, academicamente, os alunos dos cursos do Instituto de Psicologia.
A Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) faz parte dos dispositivos presentes em cada unidade acadêmica da UFRJ para auxiliar o estudante na realização do seu curso. Ela trabalha de maneira articulada com a Coordenação de Graduação.
A Comissão de Professores Orientadores (CPO) foi criada com o objetivo de ampliar o alcance das orientações e acompanhamentos acadêmicos buscando atender aos estudantes que sentirem necessidade de ter uma orientação e um acompanhamento mais de perto.
1 – Como acessar as comissões?
A COAA pode ser acessada pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ela recebe e dá parecer a processos que serão encaminhados para outras instâncias da UFRJ como o CEG, como cancelamento e destrancamento de matrícula. Os processos devem ser abertos no setor de Protocolo do IP (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Já a CPO deve ser acessada através do preenchimento de formulário da CPO (anexo 1) e entregue na secretaria do IP (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A cada estudante que sente necessidade deorientação eacompanhamento acadêmicos é designado um professor orientador.
2 – PR7, bolsas e auxílios
Além dos dispositivos internos às unidades, existe na UFRJ uma Pró-reitoria dedicada exclusivamente a cuidar das Políticas Estudantis – PR7 (http://politicasestudantis.ufrj.br). Através dela é possível, dentre outras coisas, solicitar bolsas e auxílios, solicitar o acompanhamento pela Divisão de Saúde do Estudante - DISAE (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), solicitar o acompanhamento pela Divisão de Integração Pedagógica – DIPED (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
No link https://politicasestudantis.ufrj.br/index.php/beneficios-atuais você acessa uma lista de bolsas e auxílios administrados pela PR7.
Ressaltamos que além das bolsas e auxílios da PR7, existem bolsas acadêmicas às quais os estudantes podem se candidatar (Bolsas de Iniciação Científica, Bolsas de Monitoria e Bolsas de Extensão).
3 – Condições para colação de grau
Vivemos ainda no IP/UFRJ um período de transição curricular, portanto apresentaremos os critérios para os estudantes que seguem o currículo antigo (estudantes que ingressaram antes de 2016) e que podem fazer a colação de grau nos cursos de Bacharel e de Formação de Psicólogo e, os critérios para os estudantes que seguem o currículo novo (estudantes que ingressaram após 2016) e que estão habilitados a colar o grau de Psicólogo.
Número de créditos/horas necessários:
CURSO | Disciplinas obrigatórias | Disciplinas optativas |
Disciplinas de livre escolha |
Extensão | Estágio |
Bacharelado em Psicologia |
134 | 44 | 10 | xxx | xxx |
Formação em Psicólogo |
157 | 56 | 10 | xxx | 500h |
Psicólogo | 148 | 36 | 6 | 390 | 610 |
Prazo recomendado de integralização do curso:
CURSO | Carga horária obrigatória |
Prazo recomendado de integralização |
Prazo máximo |
Bacharelado em Psicologia |
4000 | 8 períodos (4 anos) | 12 períodos (6 anos) |
Formação em Psicólogo | 4000 | 10 períodos (5 anos) | 15 períodos (7,5 anos) |
Psicólogo | 4000 | 10 períodos (5 anos) | 15 períodos |
4- Risco de Cancelamento de matrícula (CEG 10/2004)
De acordo com a resolução do CEG 10/2004 existem algumas situações em que os estudantes podem ter suas matrículas canceladas. Resumiremos abaixo os principais critérios expostos na resolução, no entanto recomendamos a leitura da própria.
Recomendamos também que os estudantes que estejam se aproximando destas situações de risco, procurem imediatamente a CPO através do preenchimento de formulário (anexo 2) que deve ser entregue na secretaria de graduação.
Critérios para cancelamento de matrícula por insuficiência de rendimentoacadêmico (CEG 10/2004):
a) CR < 3,0 por três períodos consecutivos, independente de períodos de trancamento ou cancelamento de matrícula;
b) ultrapassar o prazo máximo de integralização (vide tabela 1b);
c) ser reprovado por mais de quatro vezes na mesma disciplina.
ATENÇÃO: Os processos de cancelamento de matrícula por insuficiência de rendimento acadêmico (CEG 10/2004) costumam ser automaticamente abertos pela DRE quando os alunos se enquadrarem nos seguintes critérios:
-
ter obtido CR< 3,0 no período anterior;
-
ter atingido 75% do prazo máximo de integralização;
-
ter obtido a segunda reprovação em uma determinada disciplina.
5 – Trancamento de matrícula (CEG 1/1991; 03/2008)
Para que o estudante tenha direito ao trancamento de matrícula é necessário que tenha cursado, com aproveitamento, um mínimo de 12 créditos. Como regra geral, é possível ter ao longo da graduação, no máximo 4 períodos trancados (consecutivos ou não). Se o estudante ultrapassar esse limite, corre o risco de ter sua matrícula cancelada. Para o destrancamento de matrícula, o aluno deve observar o calendário acadêmico divulgado pela UFRJ. Para o destrancamento, o aluno deve fazer a solicitação no Protocolo da unidade, preenchendo Requerimento Escolar e anexar Boletim Escolar. O destrancamento é realizado pela Coordenação Acadêmica de Graduação.
-
Trancamento Regular
Quando o aluno tem 12 créditos cursados com aproveitamento, pode solicitar o trancamento de matrícula no Protocolo da unidade preenchendo o Requerimento Escolar (anexo Boletim Escolar) dentro do período estipulado pelo calendário acadêmico a ser divulgado pela UFRJ. O pedido é analisado pela Coordenação Acadêmica de Graduação e o trancamento realizado pelo sistema SIGA.
-
Trancamento Excepcional
Considera-se trancamento excepcional quando o aluno não possui 12 créditos cursados com aproveitamento. Nesse caso, a solicitação do aluno é analisada pela COAA da unidade. O aluno pode ser convocado para entrevista ou apresentar comprovação da solicitação e o parecer, caso seja favorável, é encaminhado para apreciação do CEG.
Também é considerado trancamento excepcional, quando o aluno solicita mais trancamentos além dos quatro que já foram usufruídos. Nesse caso, o aluno poderá requerer à COAA trancamento solicitado em caráter excepcional, devidamente comprovado, no máximo por mais dois períodos letivos, nos casos abaixo discriminados:
I- Se o aluno tiver impedimento físico ou for acometido de doença grave, devidamente comprovados.
II- Se os pais, responsáveis, cônjuge ou o próprio aluno tiverem que se afastar do Estado do Rio de Janeiro.
6- Cancelamento da matrícula (CEG 02/2009)
-
Por abandono
O aluno deve efetuar inscrição em disciplinas no período de inscrições indicado em calendário acadêmico. O aluno que ficar um período sem se inscrever em disciplinas durante deixará sua matrícula cair em “trancamento automático”. Ao final do semestre da matrícula em “trancamento automático”, caso o aluno não procure a COAA ou coordenação do curso para solicitar destrancamento e inscrição em disciplinas, a matrícula é cancelada pela DRE-PR1 por abandono definitivo, sendo esta de caráter irreversível.
-
Solicitação
O aluno pode solicitar o cancelamento de sua matrícula através de Requerimento Escolar a ser preenchido no Protocolo da unidade com devida justificativa. O processo é analisado pela COAA do curso e ao interessado é encaminhado email institucional a fim de que o mesmo faça uma justificativa complementar, ou caso seja necessário, é marcada entrevista com membro da COAA. O processo é encaminhado para o CFCH a fim de que o aluno tenha sua matrícula cancelada.
7 – Descancelamento da matrícula
Alunos que tiveram sua matrícula cancelada podem solicitar o descancelamento da mesma através de requerimento escolar a ser preenchido no Protocolo do IP. A solicitação do aluno passará por análise da COAA e o mesmo pode ser convocado para entrevista caso a comissão seja favorável ao descancelamento. Quando o parecer é favorável, o processo é encaminhado para apreciação e análise final do CEG. Com a matrícula descancelada, o aluno será acompanhado por membro da COAA para formulação de um Plano de Estudos. Para ser favorável ao descancelamento a COAA considera a justificativa do aluno, o tempo de integralização do curso, a quantidade de créditos que ainda devem ser cumpridos assim como as horas de estágio já realizadas. CR menor que 3 em mais de três periodos consecutivos e número de reprovações em uma mesma disciplina também são observados.
Quaisquer outras situações excepcionais recomenda-se entrar em contato com a COAA (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Lista de Resoluções importantes:
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Resolução CEG 02/2016
Revoga a Resolução CEG 03/97 que dispõe sobre a orientação acadêmica a alunos de graduação
-
Resolução CEG 01/2015
Dispõe sobre o uso do nome social por estudantes transgênero, travestis e transexuais, dos cursos de graduação, nos registros acadêmicos.
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Resolução CEG 01/2012
Altera o art.18 da Resolução CEG 01/2008 (Normas de Concessão e renovação de auxílio estudante)
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Resolução CEG 05/2010
Altera os artigos 14 e 21 da Resolução CEG nº01/2008
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Resolução CEG 01/2008
Normas de Concessão e renovação de Auxílio Estudante
-
Resolução CEG 10/2004
Dispõe sobre o cancelamento de matrícula por insuficiência de rendimento acadêmico
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Resolução CEG 7/92
Dispõe sobre as normas de concessão e renovação do benefício do Alojamento Universitário da UFRJ
-
Resolução CEG 5/94
Altera a resolução CEG 5/92 (passagens à discentes da UFRJ)
-
Resolução CEG 03/2008
Trancamento de Matrícula