O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

Supervisor: Pedro Paulo Pires

A equipe de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) supervisionada pelo professor Pedro P. Pires - Departamento de Psicometria do Instituto de Psicologia – abre seleção para alunas do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para estágio vinculado à Divisão de Psicologia Aplicada.

 

Perfil: Terapias Cognitivo-Comportamentais - ênfase em Terapias Contextuais (especialmente DBT e RO DBT). Atendimento de adultos (a partir de 18 anos).

 

Pré-requisito: A partir do quinto período letivo, ter cursado a disciplina Psicoterapia Cognitivo Comportamental I (IPC471) com aprovação e contabilização de crédito.

 

Número de vagas: Total de quatro vagas iniciais (podendo haver mais vagas), com caracterização de metade das vagas por cotas raciais. Candidatos devem indicar no ato de inscrição se estão se candidatando a vaga de cotas. No caso de ausência de inscrições nessa modalidade, a vaga será ofertada em modalidade comum. O motivador deve ser especificado no corpo do e-mail de inscrição para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Horário das supervisões: Inicialmente reuniões de supervisão são conduzidas terças de 13:00 às 17:00. Há expectativa de que alunos atendam de 2-4 pacientes, podendo ser incluídos procedimentos em grupo.

 

Carga horária: 16 horas de atividades incluindo atendimentos individuais/em grupo, supervisão e demais atividades de leitura e pesquisa.

 

Sobre o processo seletivo: A seleção será conduzida na forma de fases.

 

Fase 1: avaliação do currículo; análise do histórico escolar, carta de intenção. Atenção, a carta de intenção será avaliada inclusive no caráter formal dos motivos e interesses sobre Terapia Cognitivo-Comportamental.

 

Fase 2: fase avaliativa por prova oral, com pontuação total de 10,0. Observar conteúdo e referências da prova adiante no documento.

 

Na fase 1, os alunos serão classificados ou desclassificados. Na fase 2, notas inferiores a 7 resultarão em eliminação do processo e será produzida uma tabela de classificação. Alterações no cronograma podem ocorrer, com o objetivo de alocar os procedimentos da fase 2.

 

O resultado final será disponibilizado no dia 20 de junho, com apresentação dos selecionados no dia 21 de junho, na reunião de equipe às 13h00.

 

Envio da documentação:

A documentação deve ser enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , com o campo de assunto do e-mail escrito “SELEÇÃO EQUIPE TCC/DPA 2022”. Correspondências sem esse campo serão desconsideradas para a seleção. Envio de documentação fora do prazo será considerada também critério eliminatório.

 

Tema da carta de intenção da Fase 1: Por que Terapia Cognitivo Comportamental e Quais Aspectos da Terapia me Motivam a Estudá-la? – a folha deve conter a identificação do candidato, ter no máximo 2 laudas, com espaçamento 1,5, times new roman 12 e citações devem seguir formatação ABNT – apenas caso alguma seja feita, não havendo obrigatoriedade.

 

Programa de conteúdo para fase avaliativa da seleção:

  1. Princípios norteadores das Terapias Cognitivo-Comportamentais
  2. Conceituação Cognitiva
  3. Planejamento de tratamento e sessões em Terapia Cognitivo-Comportamental
  4. Identificação e avaliação de pensamentos automáticos
  5. Identificação e avaliação de crenças intermediárias e centrais
  6. Intervenções fundamentais em TCC.
  7. Noções básicas de Análise do Comportamento – condicionamento clássico, operante, condicionamento vicariante, extinção, mecanismos de reforço e punição considerando aplicação clínica.

 

Bibliografia:

BECK, J. S. Terapia cognitivo-comportamental. Artmed Editora, 2013.

MOREIRA, M.; MEDEIROS, C.A.. Princípios básicos de análise do comportamento. Artmed, 2018.

 

Início e término das inscrições com envio dos documentos da fase 1: 25/05/2022 a 6/06/2022.

 

Fase 1: Resultadosserão disponibilizados por e-mail contendo a lista de classificados constando o DRE dos estudantes. Os resultados dessa fase não serão divulgados nominalmente. Data de divulgação: 8 de junho de 2022.

 

Fase 2: Prova oral em horário previamente agendado nos dias 14 e 15 de junho de 2022. Detalhes referentes ao local da prova oral serão enviados após o resultado da fase 1.

 

UFRJ Instituto de Psicologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ