SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

O Dia Nacional da luta Antimanicomial nos atravessa de muitas formas. Como agentes de formação do Psicólogo, como “habitantes” do Campus da Praia Vermelha, local histórico onde o Palácio Universitário, como é conhecido hoje, foi construído para abrigar o Hospício Pedro II e, atualmente, um Campus que é um polo de referência de saúde mental.

Nossa representação estudantil (CAFS) elaborou uma semana de atividades da “Semana da Luta Antimanicomial” .

Enquanto Coordenação do curso de Psicologia, pensamos que esta semana agrega uma relevante contribuição para excelência da formação discente, assim como, para toda a comunidade da Praia Vermelha.

ATIVIDADES DA SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL – CAFS

terça-feira, dia 14/05:

10h às 12h - No olho do furacão: macro e micro política no cotidiano de usuários e trabalhadores da saúde mental. Faremos uma roda de conversa com trabalhadores e usuários da atenção psicossocial. Estarão presentes representantes de todos os serviços de saúde mental do campus Praia Vermelha. A ideia é poder debater o cenário atual das políticas públicas de saúde mental no contexto carioca. O espaço acontecerá na tenda colocada ao lado do aulário com o objetivo de dar visibilidade à temática, entendendo sua relevância para o atual momento da comunidade acadêmica da UFRJ.

14h30 às 15h30 - Lima Barreto, a luta antimanicomial e antirracista na história do presente. Aula aberta proposta pelos alunos da Escola de Serviço Social (ESS). Acreditamos ser de suma importância que, nesse momento, retomemos o passado para pensar nosso presente e vislumbrarmos outros possíveis para o futuro.

15h30 às 16h30 - Debates e leituras de poesias + Colagem de lambes pelo campus. Atividade compartilhada com os alunos da ESS.

Quarta-feira, dia 15/05:

10h30 às 12h - Oficina: (Con)Vivendo com a loucura. Convidamos o Coletivo Convivências para trazer uma de suas oficinas para a nossa semana. Será um espaço aberto à participação de todos e seguido de um debate.

13h às 16h - Urgências da contemporaneidade: a importância da colonialidade à Luta Antimanicomial. Mesa de abertura da I Semana de Luta Antimanicomial do IPUB. Indicamos uma das convidadas da mesa e fomos convocados a somar neste evento.

18h às 20h - Por que a loucura te incomoda tanto? Seguir em luta pela liberdade e pelo direito à cidade. Mesa de abertura da nossa semana. O que pretendemos debater: direito à cidade, cuidado em liberdade, território, higienismo, Programa Seguir em Frente, criminalização da loucura, população em situação de rua, pessoas em uso abusivo de drogas.

Quinta-feira, dia 15/05:

10h às 12h - Quem tem medo da loucura? Quem apoia a tortura? Periculosidade, instituições totais e interseccionalidades. Aula aberta. O que pretendemos debater: periculosidade e saber psiquiátrico, psicologia da violência e violência da psicologia, comunidades terapêuticas, manicômios judiciários, tortura.

14h às 17h - Sarau Antimanicomial no Asterius. Assistiremos documentários, produziremos cartazes para o ato e teremos apresentações de artistas do campus. "