O Projeto Criarte está selecionando alunos do IP (Psicologia) e da EBA (Artes) para participar da extensão.

O projeto apresenta três eixos de ação interdisciplinares (Psicologia e Arte) visando:

1- Despertar saber, promover apreciação pelas artes e a livre expressão criativa, através de diversas atividades (cuidadosamente planejadas) e dinâmicas de grupo sustentadas por um dispositivo de escuta clínica (fundamentado na psicanálise) no espaço de Oficinas de criação.

2- Promover, através das artes, a estimulação cognitiva nas oficinas de criação. Tendo a arte como suporte, a estimulação cognitiva poderá produzir o desenvolvimento de inúmeras habilidades, impulsionando a melhora na concentração, na atenção, no raciocínio, na memória, aumentando a capacidade de resolução de problemas, a criatividade, o repertório cultural e a interação social.

3- Criar vídeos e cartazes promovendo a expansão no acesso à cultura e a produção de conhecimento através das redes sociais.

Público alvo: Atuamos com uma ação remota na FAETEC (com alunos do Ensino Fundamental) e com crianças e adolescentes da Comunidade Amavila. (no entorno do Fundão);

Disponibilidade de horários: Necessário, pelo menos dois alunos, para atuar quinzenalmente na FAETEC, às quintas feiras das 10:30 às 12: 20 e das 13:00 às 15 horas. Necessário, pelo menos, dois alunos para atuar, quinzenalmente, às quintas feiras, das 18:00 às 20:00 no Fundão. Disponibilidade de duas horas em outro dia e horário.

Obrigatorio: Supervisão às quartas-feiras das 18:30 às 20:30. Obrigatorio três horas semanais para planejamento individual das tarefas do Criarte (planejamento das atividades para as oficinas; confecção de relatórios das atividades desenvolvidas; confecção de resumos e trabalhos científicos para apresentação na SIAC, Festival de Conhecimento e jornadas científicas; confecção e organização do banco de dados e drive para armazenar todos trabalhos desenvolvidos; leitura de artigos e pesquisas. Obrigatório mostrar a produção semanal nas supervisões.

Carga horária exigida do extensionista: 20 horas de dedicação semanal durante 1 ano. O aluno terá que computar obrigatoriamente 180 horas de extensão no total.

INSCRICÃO: Cadastrar no SIGA a solicitação de participação no projeto destacando seu interesse. Enviar um email (com o histórico e o BOA) para os professores (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) destacando como assunto “Seleção de extensão”. Critério: CR acima de 7,0 e interesse pelo trabalho a ser desenvolvido no Criarte.

Prazo para a inscrição: 31/03 a 10/04 Obs: Há uma pasta na xerox do DCE nomeada como "Criarte" com textos referentes ao projeto. Há videos e cartazes publicados em nossas redes sociais.

Regras do Projeto: Para obter o certificado de extensão o aluno deverá cumprir um (1) ano na extensão e é obrigatório ter desenvolvido e apresentado pelo menos (1) trabalho relacionado a extensão; além da participação em supervisão semanal e atuação nas Oficinas.

- A princípio, não há possibilidade de bolsa.