Coordenação: Profª Cirlene Christo (IP/UFRJ) e Letícia Masson (ENSP/Fiocruz)
Carga horária semanal: 8h
Reuniões do projeto: quartas-feiras à tarde
Encontros com trabalhadores: online, à noite, em datas a definir.
Requisito: estar cursando a disciplina eletiva Tópicos Especiais Psicologia do Trabalho e Organizacional B (quartas de manhã).
Inscrição: e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia do boletim até o dia 13/08/23.
Seleção: 14/08/23 (segunda-feira) às 9h (sala a definir).
Vagas: 3 (sem bolsa)
Local de seleção: Sala do Departamento de Psicologia Social
Resumo do projeto:
Em conjuntura econômica, social e jurídica, com significativos e crescentes níveis de desigualdade social, altas taxas de desemprego, informalidade, perda de direitos sociais e desregulamentação das relações de trabalho, as mudanças nos processos produtivos pela plataformização do trabalho no Brasil tem tanto apoiado quanto contribuído para acirrar a precarização do emprego e das condições de trabalho, com agravos à saúde e segurança dos trabalhadores. Entendendo a necessidade de adoção de uma perspectiva crítica e política das relações entre trabalho e saúde, o objetivo do projeto é o fortalecimento da capacidade de reflexão e de ação coletiva de trabalhadores que atuam por plataformas digitais engajados na luta por condições de trabalho e saúde. O propósito é que esse objetivo formativo e de luta se dê em cooperação com profissionais de saúde atuantes no SUS. Com base no referencial teórico-metodológico da Ergologia e da Saúde Coletiva/Saúde do Trabalhador, propõe-se construir dispositivos de pesquisa-formação em conjunto com os trabalhadores e produzir / divulgar material educativo. A perspectiva é contribuir para o debate social e o delineamento de estratégias de ação coletiva e políticas públicas em favor da melhoria das condições de trabalho, vida e saúde de trabalhadores subordinados à plataformas digitais de trabalho.