Na 5f (6/4) às 11h haverá uma conversa de apresentação da proposta. Caso tenha interesse, deve-se comparecer ao departamento de PGE neste dia e horário.

Requisitos: Ter cursado ciências da cognição; CR maior ou igual a 7,0; ter disposnibilidade de horário para as reuniões da pesquisa que neste semestre ocorrerão na 5f pela manhã.

Proposta: O projeto dá continuidade a pesquisas anteriores que abordam a cognição e a subjetividade em sua dimensão coletiva, sendo constituídas em seus acoplamentos e engajamentos com os outros e com o mundo. Assim a cognição contemporânea tem sido investigada a partir principalmente das contribuições da abordagem enativa e da psicologia histórico-cultural. Regimes e dinâmicas atencionais singulares foram identificados e afirmados em suas diferenças.

Em virtude dos recentes acontecimentos da pandemia, a temática da cognição contemporânea sofreu inflexão, sendo explorada na dimensão da cognição infantil articulada com as telas (tecnologias digitais) – pesquisa “Crianças e telas digitais no contexto de isolamento durante a pandemia de COVID-19: Articulações performadas”. A Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour constituiu-se em um referencial importante fazendo ver a complexa trama envolvida na relação crianças-telas-pandemia. A potência normativa das crianças na invenção de si e do mundo ganhou destaque em detrimento da valorização do aumento do tempo de tela. No presente projeto, o objetivo é investigar a intersubjetividade infantil em situações de brincadeira livre no contexto escolar da educação infantil.

Através do método cartográfico e dos dispositivos de observação, diários de campo e filmagem e, utilizando como ferramenta conceitual a atenção conjunta, espera-se identificar as questões que singularizam os processos intersubjetivos entre crianças de 1 a 6 anos no contexto de retorno ao ensino presencial pós-pandemia de COVID-19 em situações de brincadeira livre. Há um interesse em examinar a participação de atores humanos e não humanos nos processos intersubjetivos. Do ponto de vista teórico, interessa explorar os atravessamentos entre os estudos da psicologia, das ciências cognitivas (cognição enativa e estendida) e da TAR.