Apresentação
O presente projeto de pesquisa surge do interesse em traçar uma história das mobilizações estudantis no Instituto de Psicologia da UFRJ e seus impactos na formação em psicologia do IP, ou seja, como essas mobilizações mudaram o rumo da graduação ao longo dos anos desde a redemocratização do país e da educação brasileira. Para tal, utilizaremos o método da história oral, realizando entrevistas com ex-membros do movimento estudantil do IP-UFRJ e construindo uma história desse grupo através de suas narrativas. Nosso objetivo não é uma simples coleta de informações sobre esse movimento, mas buscar compreender a forma que ele se articula e já se articulou com questões como o ensino de psicologia na universidade, as políticas internas ao IP e a UFRJ, a política externa à própria universidade, a vida dos sujeitos entrevistados, entre outras que podem surgir durante o próprio processo de pesquisa.
A pesquisa foi recém criada e se encontra ainda em fase de planejamento, delineamento teórico e articulação, sendo a atual seleção a primeira sendo feita para o projeto. Pretendemos começar as entrevistas, que seriam realizadas também pelas pessoas selecionadas, ainda esse ano.
Seleção
Primeira fase: avaliação das redações entregues por cada candidato (mais informações abaixo)
Segunda fase: entrevista marcada para o dia 12 de março de 2024 no IP-UFRJ (horário a confirmar, será enviado por e-mail aos candidatos)
As instruções para a redação e a entrevista seguem em mais detalhes no link: https://docs.google.com/document/d/1O9mI24hMIzcS6wp4uEezqhiNTKcKB8qRrmNjH6vA_M/edit?usp=sharing
Informações sobre o projeto:
Horário: reuniões de pesquisa sextas das 14h às 17h (quinzenalmente)
Número de vagas: A definir
Responsáveis pelo projeto: Arthur Arruda Leal Ferreira (Professor titular IP-UFRJ); Luan Gall (Psicólogo e mestrando EICOS-UFRJ)
Requisitos: Estudante de psicologia na UFRJ