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Chamada para Projeto de Iniciação Científica, Cultura e Natureza em Merleau-Ponty e em Ciência Cognitiva: Percepção e Cognição Social
 
 
Informações: Possui disponibilidade de duas bolsas. Tematicamente centrada nos problemas da percepção e da cognição social, a pesquisa busca investigar como as camadas de natureza e cultura se relacionam em explicações contemporâneas nas ciências cognitivas. Ademais, buscar-se-á analisar a perspectiva de Merleau-Ponty, em Fenomenologia da Percepção, que é chave para as vertentes enativistas em ciência cognitiva. 
 
Para candidatar-se à seleção de pesquisadores de IC do Projeto, é preciso enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com os seguintes dados até o dia 13/09/2024:
 
1) Boletim Escolar SIGA  -- idealmente com créditos cursados de Filosofia para Psicologia II ou equivalente.
2) Carta de motivação, relatando itinerário formativo cursado e planejado
3) Demais informações que a candidata (o) considerar relevantes (se pleiteia bolsa, se já é bolsista, se tem bolsa permanência, etc.). 
 
Critérios para seleção:
 
1) Desempenho acadêmico: CR igual ou maior que 8,0; idealmente, nota em Filosofia para Psicologia II acima de 8,5.
2) Compatibilidade com o Projeto de IC do itinerário formativo e planejamento acadêmico do discente.
3) Idealmente, domínio da língua inglesa em nível no mínimo intermediário por autodeclaração. 
4) Disponibilidade para encontros regulares, presenciais (IP e/ou IFCS) e online -- terças ou quintas.
 
Seleção será realizada por análise de candidatura e entrevista online, a ser agendada para a terceira semana de setembro.
 
Projeto de Pesquisa: Avaliação psicométrica dos efeitos da Ayahuasca  
Coordenador: Prof. Tiago Arruda Sanchez
 
Perfil do estudante:
- Ter interesse em atividades científicas;
- Ser aluno do 5o período em diante;
- Ter coeficiente de rendimento acumulado (CRA) maior ou igual a 6,5 (seis e meio);
- Ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais ao projeto;
- Ter domínio do inglês compatível com a leitura de textos acadêmicos;
- ter familiaridade com informática;
- Interessar-se pelos estudos de psicometria (análise do discurso e linguagem natural) e pelo tema da Ayahuasca.
 
As reuniões do grupo de pesquisa serão realizadas no IPUB - Instituto de Psquiatria, semanalmente, às segundas-feiras, de 13h às 15h.
 
Como participar da seleção?
- Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com histórico escolar e uma biografia resumida até o dia 01/09/23 (sexta-feira);
 
Disponibilidade para responder dúvidas sobre o projeto no e-mail mencionado acima!

 

Iniciação Científica - Estudante Voluntário

Coordenadora: Prof.ª Maria Clara Carijó

 

Perfil do estudante:
- Ser aluno do 5o período em diante;
- Ter coeficiente de rendimento acumulado (CRA) maior ou igual a 6,0 (seis);
- Ter interesse em atividades de pesquisa;
- Ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais ao projeto;
- Ter domínio do inglês compatível com a leitura de textos acadêmicos;
- Interessar-se pelos estudos da cognição e pelo tema da atenção nas práticas pedagógicas.
Horário das reuniões semanais do grupo de pesquisa: terças-feiras, de 09:00 às 12h.
Como participar da seleção?
- Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com histórico escolar até o dia 25/04/23 (terça-feira);
- Responder, até o dia 25/04/23 (terça-feira), a questão disponibilizada via formulário Google (acesso pelo link
https://forms.gle/xau4wK8dwRJq3MrZ6)

Para responder a questão, o candidato deverá ler o texto indicado abaixo:
CARIJÓ, M. C. A. Atenção compartilhada e partilha de experiências na produção coletiva de sentidos. Ayvu -
Revista de Psicologia, v. 5, p. 67-88, 2018. Disponível em:
https://periodicos.uff.br/ayvu/article/view/27402/16001

- Participar de entrevista presencial no dia 28/04, sexta-feira, entre 9h e 12h, no Instituto de Psicologia (os candidatos
selecionados para a entrevista e o horário da entrevista individual com cada um será informado por e-mail no dia
27/04/23).

 
Na 5f (6/4) às 11h haverá uma conversa de apresentação da proposta. Caso tenha interesse, deve-se comparecer ao departamento de PGE neste dia e horário.
 
Requisitos: Ter cursado ciências da cognição; CR maior ou igual a 7,0; ter disposnibilidade de horário para as reuniões da pesquisa que neste semestre ocorrerão na 5f pela manhã.
 
Proposta: O projeto dá continuidade a pesquisas anteriores que abordam a cognição e a subjetividade em sua dimensão coletiva, sendo constituídas em seus acoplamentos e engajamentos com os outros e com o mundo. Assim a cognição contemporânea tem sido investigada a partir principalmente das contribuições da abordagem enativa e da psicologia histórico-cultural. Regimes e dinâmicas atencionais singulares foram identificados e afirmados em suas diferenças.
 
Em virtude dos recentes acontecimentos da pandemia, a temática da cognição contemporânea sofreu inflexão, sendo explorada na dimensão da cognição infantil articulada com as telas (tecnologias digitais) – pesquisa “Crianças e telas digitais no contexto de isolamento durante a pandemia de COVID-19: Articulações performadas”. A Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour constituiu-se em um referencial importante fazendo ver a complexa trama envolvida na relação crianças-telas-pandemia. A potência normativa das crianças na invenção de si e do mundo ganhou destaque em detrimento da valorização do aumento do tempo de tela. No presente projeto, o objetivo é investigar a intersubjetividade infantil em situações de brincadeira livre no contexto escolar da educação infantil.
 
Através do método cartográfico e dos dispositivos de observação, diários de campo e filmagem e, utilizando como ferramenta conceitual a atenção conjunta, espera-se identificar as questões que singularizam os processos intersubjetivos entre crianças de 1 a 6 anos no contexto de retorno ao ensino presencial pós-pandemia de COVID-19 em situações de brincadeira livre. Há um interesse em examinar a participação de atores humanos e não humanos nos processos intersubjetivos. Do ponto de vista teórico, interessa explorar os atravessamentos entre os estudos da psicologia, das ciências cognitivas (cognição enativa e estendida) e da TAR.
 
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