Seleção de Estágio: Secretaria Municipal de Saúde-Rio
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro publicou no dia 01/12/2022 no Diário Oficial do Município os Editais dos Processos Seletivos para 820 vagas de estágio não obrigatório - Acadêmico Bolsista e para 70 vagas de estágio não obrigatório do Projeto Acolher da Secretaria Municipal de Saúde-Rio.
Poderão participar dos Processos Seletivos estudantes de nível superior que estejam matriculados e frequentando Instituições de Ensino conveniadas com o Município do Rio de Janeiro das seguintes graduações:
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Administração, Administração Pública, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comunicação Visual, Design Gráfico, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão de Recursos Humanos, História, Medicina, Medicina Veterinária, Museologia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade, Relações Públicas, Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
O candidato interessado deverá realizar a inscrição no período de 09/12 a 19/12/2022.
As provas objetivas serão realizadas no dia 15/01/2023, sendo a prova do Acadêmico Bolsista no turno da manhã e a do Projeto Acolher no turno da tarde.
Os editais encontram-se disponíveis nos seguintes links:
Acadêmico Bolsista: https://www.rio.rj.gov.br/web/portaldeconcursos/exibeconteudo?id=15004569
Projeto Acolher: https://www.rio.rj.gov.br/web/portaldeconcursos/exibeconteudo?id=15004598
Seleção de Estágio: Clínica Psicanalítica (DISAE - UFRJ)
SELEÇÃO DE MONITORIA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS I
Seleção para monitores de Conceitos Fundamentais em Psicanálise I: sexta-feira 16/12/22 a partir de 10:30 h.
Professora: Angelica Bastos
Local: Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica (térreo do IP - sala Luiz Alfredo Garcia-Roza)
Inscrições: enviar mensagem e histórico escolar até 14/12/22 para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
SELEÇÃO DE ESTÁGIO EM PESQUISA-INTERVENÇÃO: FILOSOFIA DA DIFERENÇA
Supervisora: Karla Valviesse (DPA/UFRJ)
Pré-requisitos: Cursar a partir do 6º período de psicologia e ter a disponibilidade:
• Do horário completo da supervisão
• 3h grupo de estudo (Teoria Clínica)
• Facilidade no uso de meios de comunicação via internet e redes sociais é desejável, pois utilizaremos recursos midiáticos e apps de edição.
Referencial teórico: Filosofia da diferença
Vagas oferecidas: 7
Carga horária semanal: 10-20h
Supervisão: Quarta-feira de 12:30h às 17h
Previsão de início das atividades: 2023
Seleção dia: 07/12/2022
Horário: 14:00h
Seleção na sala 8 da DPA!
"Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises“ (Aguiar e Rocha, 2003 - disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932003000400010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt) “...o fundamental nas pesquisas participativas é que o conhecimento produzido esteja permanentemente disponível para todos e possa servir de instrumento para ampliar a qualidade de vida da população”.
Instituições, de acordo com Lourau, são o conjunto de ideias histórica e socialmente estabelecidas, manifestos na linguagem. Se realizarmos um exame histórico sobre o significado do feminino, veremos inúmeras metamorfoses. Concluímos que se estudarmos sobre processos de subjetivação e sua relação com o normativo, somos, prontamente, levados ao estudo do feminino. Somado a isso, Deleuze e Guattari, em Mil Platôs 4, disseram que “Ora, se todos os devires já são moleculares, inclusive o devir-mulher, é preciso dizer também que todos os devires começam e passam pelo devirmulher. É a chave dos outros devires” (p. 61, disponível em: https://www.academia.edu/34044626/Mil_Plat%C3%B4s_4_Devir_mulher_pdf).
Em suma, o presente estágio consiste na investigação e publicização – no âmbito extra-acadêmico e entre outros grupos do estágio – sobre assuntos acerca do normativo feminino, mas sobretudo sobre o devirmulher. As vagas são preferencialmente reservadas a mulheres nascidas mulheres e que assim se declaram. A finalidade é a de criar um grupo que produza conhecimento sobre o feminino.