Professor: Marcos Aguiar

Vagas: Uma vaga de monitoria com bolsa.

Requisitos:
- Ter aprovação nas disciplinas Tratamentos de dados em Psicologia, Psicometria ou Estatística, com grau superior a 7,0.
- Ter CRA igual ou superior a 7,0.
- Ter disponibilidade às terças-feiras para acompanhamento das aulas da disciplina (IPA e IPB).
- Ter matrícula ativa no curso de Psicologia da UFRJ.

- Inscrições, até o dia 28/12/2023

- Candidatos(as) devem entregar o histórico acadêmico e uma carta de intenção até o dia 28 de dezembro de 2023, pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

- Será realizada prova de conhecimento no conteúdo da disciplina: Pressupostos epistemológicos da pesquisa: Positivismo, Fenomenologia e Materialismo Dialético.
Dicotomias em pesquisa: Pura x Aplicada; Teórica x Empírica, Experimental x Não experimental, Qualitativa x Quantitativa, Reativa x Não reativa. Variáveis na pesquisa: independente, dependente e estranha. Níveis de medida da VD. Estatística paramétrica x estatística não paramétrica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Problema. Hipótese. A generalização de resultados na pesquisa. Contexto de utilização dos principais testes estatísticos: qui-quadrado, teste t de Student, Teste Mann-Whitney, ANOVA, correlação de Pearson, Correlação de Spearmann.

- A prova será on line, realizada no dia 29 de dezembro de 2023, às 10 horas, pelo link do zoom: https://us02web.zoom.us/j/2370897724?pwd=a01leDNlRzhzRktmRmQ5WTBtZVNZZz09&omn=89696709477

- Os resultados serão divulgados no site do IP, na primeira semana de janeiro de 2024.

- Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – assunto: monitoria de tratamento de dados