O Instituto de psicologia da UFRJ anuncia com pesar o falecimento de um de seus docentes de trajetória mais consistente, o professor Helmuth Kruger. Docente do departamento psicologia social e do programa de pós-graduação em psicologia, Helmuth ainda estabeleceu um consistente percurso acadêmico em duas outras universidades no estado do Rio de Janeiro, a UERJ e a UCP de Petrópolis, esta última onde mantinha atividades até recentemente. Foi um profissional exemplar, sempre atento as questões de domínio ético, e um devotado pensador do campo da psicologia em diversos domínios. Sua ausência  deixará um grande vazio em nossa comunidade acadêmica, especialmente em um grande número de ex-orientados, colaboradores e amigos. Mas sem dúvida esse espaço há de ser ocupado pelo efeito de suas contribuições entre os pesquisadores e docentes do nosso Instituto que sempre trouxeram consistentes reflexões sobre o nosso campo.