Paralela esta perda acadêmica, gostaríamos também de nos solidarizar diante de perdas relevantes para nossa sociedade: sugerimos a notícia de mais duas crianças, Emilly Victoria e Rebeca Beatriz Rodrigues dos Santos, mortas por conflito policial na Comunidade Santo Antônio em Duque de Caxias. Com estas duas tristes perdas, totalizamos 22 vítimas infantis por violência policial no Estado do Rio de Janeiro, sendo oito fatais. São integrantes expressivos da nossa vida comum que não tiveram a oportunidade de construir uma marca e presença de mais longo tempo entre nós. Como pôde se referir a prima das vítimas, Ana Lúcia Alves de Souza, tiraram os sonhos de duas crianças. A este triste cenário do nosso estado, soma-se o registro na semana passada da primeira audiência de instrução e julgamento em Recife quanto à morte do menino Miguel Octávio em Recife. Todas essas jovens mortes têm em comum cenários de enorme desigualdade sócio-econômica e marcas à flor e à cor da pele. Aqui nesta nota lamentamos a perda da possibilidade de qualquer trajetória de vida a ser construída.