O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Temos notado uma grande quantidade de e-mails com dúvidas de professores e estudantes relacionadas aos trâmites, critérios e possibilidades de realização do TCC, portanto, disponibilizamos abaixo instruções gerais para a realização do trabalho de conclusão de curso, bem como dois arquivos pdf's, um contendo na íntegra o conteúdo deste informativo, como também um segundo chamado Manual para Elaboração e Normalização de Trabalhos de Conclusão de Curso, com informações mais detalhadas e amplas para que o mesmo sirva de referência para os TCCs com produção textual.

REFERENTE AO TRABALHO FINAL:

Formato do TCC: O professor orientador tem autonomia para decidir o formato do TCC junto ao estudante. Isso significa que múltiplos formatos podem ser contemplados, como: artigo, ensaio, monografia, vídeo, etc.

Individual e Inédito: Todo TCC deve ser feito individualmente, não podendo ser realizado em duplas ou entre mais estudantes. Além disso, o trabalho deve ser inédito, não podendo ser idêntico, portanto, a trabalhos submetidos em revistas ou eventos, entre outros.

Disciplinas TCC I e TCCII: Vincular a nota da disciplina TCC1 à apresentação de um projeto de pesquisa a ser desenvolvido para a conclusão do curso. Vincular a nota da disciplina TCC2 à apresentação efetiva do trabalho concluído. Portanto, recomenda- se que isso seja acordado com os estudantes antes de inscrevê-los nessas disciplinas.

 

REFERENTE À ORIENTAÇÃO: 

Orientação por professores substitutos e pós doutorandos: Os professores substitutos e pós-doutorandos podem orientar TCC desde que algum professor efetivo do departamento aceite ser co-orientador. Ele deve formalizar a orientação enviando e-mail para a Gradip com os dados do aluno orientando e o nome do co-orientador. Ambos os professores, orientador e co-orientador, devem assinar o RCS para fins de validação da atividade para progressão funcional de ambos.

Orientação por professor de unidade externa: os professores externos à unidade podem orientar TCC desde que tenha um co-orientador do IP. Ele deve formalizar a orientação enviando e-mail para a Gradip com os dados do aluno orientando e o nome do co-orientador. Ambos os professores, orientador e co-orientador, devem assinar o RCS para fins de validação da atividade para progressão funcional de ambos.

Orientação por professor do IP aposentado: Os professores aposentados podem orientar TCC, desde que a Direção Adjunta de Graduação concorde. Eles mantêm o SIAPE ativo no SIGA, podendo continuar orientando TCC e, inclusive, abrir turmas de TCC I e II e pedir inscrição de alunos para a Gradip. Após conclusão do TCC, o professor deve seguir o protocolo de enviar o RCS assinado por ele para Secretaria

 

INFORMAÇÕES PARA A SECRETARIA:

Não é necessária a apresentação do TCC em meio físico;

Conferida a entrega do TCC via e-mail pela Secretaŕia, o RCS será registradono SIGA;

A entrega e lançamento do RCS é requisito para que o aluno possa pedir contagem de crédito para colação de grau;

O envio, por e-mail, do TCC é condição necessária para o registro do RCS no sistema!

 

PREENCHIMENTO DO RCS: 

REGISTRO DE RCS DO ALUNO

 

ARQUIVOS EM PDF: 

 

UFRJ Instituto de Psicologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ