Está aberta a chamada para seleção de dois estudantes interessadas (os) em participar do projeto Economia Psíquica dos Algoritmos, coordenado pela Profa. Fernanda Bruno e desenvolvido no MediaLab.UFRJ, com a participação de pós-graduandos (duas vagas para bolsistas Iniciação Científica).
O projeto consiste na investigação do que chamamos por economia psíquica dos algoritmos: o investimento contemporâneo (tecnocientífico, econômico e social) em processos automatizados de captura, análise e utilização de informações psíquicas e emocionais extraídas de dados e ações em plataformas digitais (redes sociais, aplicativos, serviços de streaming, plataformas de compartilhamento e/ou consumo de conteúdo audiovisual etc).
O projeto explora teorias, dispositivos, casos e instituições que envolvam o uso de dados pessoais digitais e processos algorítmicos para estratégias de predição e influência de comportamento. Casos controversos recentes – como aquele envolvendo a consultora de marketing político Cambridge Analytica e o Facebook nas eleições americanas em 2016 – revelaram não apenas os usos indevidos de nossas informações para fins eleitorais e econômicos, sem nosso conhecimento e autorização, mas uma nova lógica de acumulação capitalista que direciona imensos volumes de dados para aplicação de estratégias para conduzir condutas.
Neste cenário, as fronteiras entre o laboratório e a vida social, política e subjetiva tornam-se extremamente tênues, nos convocando a recolocar o problema das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Diante de um laboratório-mundo ou de uma ciência de plataforma, é preciso compreender a economia psíquica dos algoritmos em suas implicações sociais e políticas. De que modo as subjetividades, os afetos, desejos, a atenção e a percepção estão sendo mobilizados e modulados por essas máquinas e corporações? Qual é o papel dos algoritmos na elaboração de métodos de indução de comportamentos a partir de informações psicossociais e emocionais? Tais são as questões de onde parte o presente projeto de pesquisa.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas aqui e também no relatório “Tudo Por Conta Própria”: Aplicativos de Autocuidado Psicológico e Emocional, lançado em maio de 2020 pela equipe do Medialab.UFRJ.
CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE PARA BOLSA:
Estar regularmente matriculado em curso de graduação
Ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a sete no ato da inscrição e mantê-lo durante a vigência da bolsa;
Possuir Currículo Lattes – CNPq cadastrado e atualizado;
Não possuir bolsa de agência pública de fomento.
PRÉ-REQUISITOS:
Estudantes a partir do quarto período da graduação;
Facilidade de leitura em língua inglesa, tendo em vista que a maior parte do material e da bibliografia sobre o tema é neste idioma.
Disponibilidade para participar das reuniões semanais e para dedicação de 20 horas semanais
SELEÇÃO:
Os(as) candidatos(as) devem encaminhar:
Histórico Escolar
Carta de Intenção (de no máximo uma página)
Para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até quinta-feira, 01 de abril de 2021. No assunto, escrever “Iniciação Científica – Medialab.UFRJ 2021” e incluir as seguintes informações no corpo do email:
a) e-mail;
b) telefone;
c) link do lattes.
As informações enviadas serão analisadas pela equipe do Medialab.UFRJ e os candidatos selecionados para realizar as entrevistas serão informados por e-mail. As (os) candidatas (os) selecionadas (os) devem comparecer à entrevista que acontecerá na terça, dia 06/04, e/ou na quarta, dia 07/04. A entrevista será realizada remotamente online. O link será disponibilizado por email.
Dedicação: 20 horas semanais. As reuniões semanais acontecerão: A) terça, das 16h às 18h ou ? sexta das 16h às 18h.
Vagas: dois bolsistas Iniciação científica R$400,00 mensal
* Sabemos que a representatividade no ambiente acadêmico não reflete a diversidade da população em geral, com foco nas categorias de gênero e étnico-raciais do Brasil. Por isso, encorajamos a candidatura de mulheres, pessoas negras e de outros grupos historicamente marginalizados.
ATIVIDADES:
Pesquisa e levantamento de dados, informações e bibliografia
Participação em reuniões de pesquisa, incluindo discussão teórica para fundamentação da pesquisa
Registro, catalogação e sistematização do conteúdo geral e dos dados da pesquisa em planilhas e ferramentas digitais
Produção de textos e relatórios sobre os resultados da pesquisa
Produção de conteúdo para comunicação em redes sociais e site do laboratório
Colaboração na organização das atividades do laboratório: eventos, seminários, publicações etc.
CRONOGRAMA:
Entrega do material de inscrição solicitado por email: até quinta, 01 de abril, às 23h59.
Entrevista de seleção: dias 06 (terça) e/ou 07 (quarta) de abril, online (horário e link e orientações serão enviadas por e-mail aos candidatos selecionados. Os candidatos que não forem selecionados para realizar a entrevista também serão informados por e-mail).
Divulgação do resultado: quinta, dia 08 de abril de 2021
Início da pesquisa: 12 de abril de 2021