O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

 

ERRATA: Devido ao curto prazo previamente estabelecido para leitura dos textos, e respostas das questões, decidiu-se pela prorrogação, no prazo de uma semana (7 dias), do envio das respostas por e-mail; e por conseguinte, das seleções. Sendo assim, seguem abaixo as novas datas. 
 
APRESENTAÇÃO: Trata-se de um projeto de pesquisa que busca observar as diferentes formas de produção de subjetividades engendradas por práticas psicológicas clínicas e, neste contexto, como essas práticas clínicas são performadas na pluralidade, como elas se articulam entre si (ou não), que controvérsias surgem de seus modos de atuação e que mundos e modos de subjetivação são aí produzidos entre pacientes, estagiários, coordenadores, setting clínicos, grades curriculares, etc. A pesquisa tem se desenvolvido a partir da realização de entrevistas abertas com supervisores, estagiários e pacientes da Divisão de Psicologia Aplicada (DPA) da UFRJ, assim como do acompanhamento e produção de relatos de campo – que se dá a partir do método etnográfico – das equipes de atendimento psicoterápico da mesma instituição, que se orientam por diferentes abordagens terapêuticas. Esses materiais são armazenados compondo um acervo histórico que são por vezes retomados na pesquisa para discussão. Para tanto, são utilizadas como referencial para o trabalho de campo a Teoria Ator-Rede de Bruno Latour e John Law, e a Epistemologia Política de Isabelle Stengers e Vinciane Despret; além de leituras provenientes do campo da antropologia que nos auxiliam a pensar o trabalho etnográfico, tais como Malinowski, Clifford Gertz, James Clifford, Roy Wagner, etc. 
 
Professor Responsável: Arthur Arruda Leal Ferreira 
Estágio: destinado a estudantes da UFRJ, somente. 
Número de Vagas: 7 vagas 
Requisitos: ter cursado, ou estar cursando, a disciplina “História da Psicologia” 
Disponibilidade de horário: Segunda-feira das 16:30 às 18:30 (Supervisão) 
 
 
QUESTÕES DA SELEÇÃO
 
1) Em função dos questionários propostos na pesquisa, que questões você acrescentaria, alteraria ou retiraria? Justifique suas alterações. 
2) Além do questionário, que outros modos e estratégias de investigação você sugeriria? 
3) Face ao que foi exposto em nossa pesquisa, que aspecto desse campo você acha que seria interessante de ser explorado? 
4) O que seria a marca da etnografia no contraste com outras estratégias de pesquisa da psicologia? Como você a relacionaria, por exemplo, com discussões historiográficas? 
 
As(os) interessadas(os) em participar da seleção deverão enviar nome, DRE e as respostas das questões (totalizando no máximo 5 páginas, sendo este o limite incontestável) para os emails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 14h do dia 29/07 (quinta-feira). 
 
O encontro para discussão das respostas será no dia 02/08 (segunda-feira), ou 06/08 (sexta-feira) via Skype. Se quiser, a(o) candidata(o) poderá ter e usar o texto escrito na hora do encontro.
 
UFRJ Instituto de Psicologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ