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Pré-requisitos:
- Ser estudante da UFRJ
- Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) maior ou igual a 7
- Não estar nos três primeiros períodos e nem nos dois últimos do curso de graduação
- Disponibilidade obrigatória: segundas-feiras à tarde

As vagas são para inserção imediata em pesquisa e extensão. Não há disponibilidade de bolsa no momento.

 

Datas:

1º etapa: até 25/04/2021
Envio da seguinte documentação (TODA EM PDF) por e-mail [Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.]:
- RG e CPF;
- Comprovante de matrícula do curso de graduação na UFRJ (CRID);
- Histórico escolar atualizado;
- Formulário de Inscrição* completamente preenchido
* Disponível no link da bio [https://linklist.bio/prevencaovs]

 

Resultado da 1ª etapa: 26/04/2021
Será enviado por e-mail.

 

2ª etapa entrevista: 28/04/2021 às 9hr
Entrevista em formato remoto (via ZOOM) com os estudantes selecionados na 1ª etapa.

 

Resultado Final: 28/04/2021 ao final do dia
Será enviado por e-mail.

 

 

2 vagas para equipe de estágio para atendimento clínico em Logoterapia e Análise Existencial (LAE), vinculado a DPA/CETAPE.

Supervisão: Profa Dra Ana Cunha

Pré requisitos: A partir do 7º período, ter cursado Fenomenologia Existencial e Psicopatologia.

Horário de supervisão obrigatório: segunda-feira das 9:30h às 12:30h

Mandar e-mail com carta de intenção (mínimo de 1 lauda) para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 22/04 para uma pré seleção

Divulgaremos no dia 27/04 os selecionados para uma entrevista coletiva, que ocorrerá em 03/05.

Orientações para a carta de intenção:

Tomando como base a perspectiva fenomenológica - existencial, discorra em sua carta de intenção sobre sua trajetória pessoal e acadêmica e suas motivações para o estágio em LAE.

 

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Em sua fundação, a psicanálise contou com experimentações clínicas comprometidas com o contexto histórico e político que parecem ter sido deixadas às margens do formato clínico tornado hegemônico na institucionalização do movimento psicanalítico: reservado às elites e nos moldes privatistas de ambulatório. É a partir do reconhecimento desse embaraço que o marginália Laboratório propõe a discussão de dispositivos de escuta em uma clínica das margens.


?O evento será transmitido pelo canal do marginália Laboratório no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCSk82fDmqh0VwBT63hgZ_XA/featured

?Inscrições através do seguinte formulário https://docs.google.com/forms/d/1ctRb7BGmzQ0TzhrP790Dz37zVcFa1y8lw0EX2CaER7k/viewform?ts=605b7e4f&gxids=7628&fbclid=IwAR39nVE6BMjOLh27cc7fDbGDuCwXlP3yKluhvszKXtnrWQ283mHH86jbw2E&edit_requested=true

Serão emitidos certificados mediante confirmação de presença.

 

Orientação: Prof. Fernando Gastal

O projeto se baseia em dois eixos. O primeiro refere-se à Clínica do Trabalho que visa intervir, a partir de atividades em pequenos grupos junto a técnicos e professores, na problemática do mal-estar no trabalho. O segundo refere-se ao trabalho de orientação profissional em grupo com jovens estudantes do terceiro ano.

Local de atuação: Colégio Pedro II São Cristovão e/ou Humaitá (atividades remotas)

Carga horária: 10h semanais

Pré-requisito: alunos a partir do 3° período em 2020.2

Supervisão: terças, 14h-16h

Data da seleção: 19/04 16:30 via Google Meet

Vagas: 4

Inscrições até o dia 13/04 através do link: https://forms.gle/mFKGYnkQUyjGFRCN8

 

 

Supervisão: Quintas, de 11:00 às 13:00 hs

Pré-requisitos: disciplinas de psicanálise já cursadas.

A carga horária: 12 horas semanais

A inscrição será no email da professora Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A seleção será realizada terça 30/03 a partir de 14:45 hs.

O link do Google meet será enviado para os emails dos candidatos poucos minutos antes do processo seletivo.

 

 

Docente Responsável: Rosa Maria Leite Ribeiro Pedro

Equipe de Tutoria: Arthur Costa, Caíque Azael, Cristiane Dameda, Jéssica David e Lucas Gabriel de Matos Santos, Ulisses Carvalho.
Horário: segunda-feira, de 9h20min 11h10min.

 

Ps.: As aulas de 2020.2 começarão no dia 29/03!

 

EMENTA

Que papéis são hoje desempenhados pelas tecnologias na constituição das sociedades e das subjetividades contemporâneas? A partir dessa questão central, a disciplina se desenvolverá apresentando diferentes ferramentas conceituais e metodológicas para a compreensão das práticas mobilizadas pela presença massiva de dispositivos e atores não-humanos. Nesse contexto, destacaremos o papel da Inteligência Artificial e dos algoritmos, que adquirem relevo nos processos de produção de perfis e de tomada de decisão, tornando-se mediadores privilegiados na nossa relação com o mundo. Problematizamos a neutralidade na produção e na operação dos algoritmos, trazendo à cena questões referentes aos colonialismos, raça, etnia e gênero, enfatizando necessidade de localizar e encarnar a produção do conhecimento em nossas pesquisas. Na sequência, buscaremos produzir os devidos contrapontos às ideias comuns de um lugar de neutralidade, objetividade e universalismo para o conhecimento – e, portanto, para as tecnologias que se produzem a partir do conhecimento – propondo espaços de diálogos com as pesquisas produzidas no grupo NECST. Essas pesquisas têm como horizonte explorar novas possibilidades de apropriação das tecnologias para a invenção de outros mundos possíveis.

 

BIBLIOGRAFIA
- BENAKOUCHE, T. Tecnologia é sociedade: contra a noção de impacto tecnológico. In: DIAS, L. C.; SILVEIRA, R. L. L. (Org.). Redes, sociedades e territórios. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2005. p. 79-106.
- LATOUR, Bruno et al. Faturas/Fraturas: da noção de rede à noção de vínculo. Rifiotis Theophilos (Trad.). Ilha, Revista de Antropologia, UFSC, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 123-146, dez. 2015. ISSN 2175-8034.
- PEDRO, Rosa Maria Leite; BONAMIGO, Irme Salete; MELGAÇO, Lucas. Videomonitoramento e seus efeitos na Cidade: cartografia de Redes Sociotécnicas em diferentes espaços urbanos. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.| Comunicação Urbana | V 21 | N.3 | 2017 | Dossiê. DOI: http://dx.doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.14475
- SADIN, Éric. Éric Sadin - L'âge de la mesure de la vie. [Entrevista concedida a] Ariel Kyrou. Culture Mobile, Disponivel em: <http://www.culturemobile.net/.../eric-sadin-age-mesure-vie>. 2016
- SILVA, Tarcizio. Racismo Algorítmico em Plataformas Digitais: microagressões e discriminação em código. In: ___. Comunidades, algoritmos e ativismos digitais: olhares afrodiaspóricos, p. 121, 2019.
- Treré, Emiliano; Milan, Stefania. Big Data desde o Sul: como a datificação mudou a forma de entendermos o mundo ao nosso redor? Blog Data Activism, 2017. Disponível em: https://data-activism.net/.../big-data-desde-o-sul-o.../
- VIEIRA, Carla. [Entrevista concedida a] Enrico Roberto e Jade Becari. INTERNETLAB,
São Paulo, ed. especial, 21 de out de 2020. Disponível em:
https://www.internetlab.org.br/pt/privacidade-e-vigilancia/especial-carla-vieira-essa-tentativa
-excessiva-de-usar-tecnologia-pra-tudo-esta-trazendo-muitos-problemas/
12
- VICENTEA, Victor Freitas. Dados da multidão: análise da parceria entre Waze e Prefeitura do Rio de Janeiro, 2017.
- Witczak, M. V. C. & Czekster, R. M. Pós-verdade e Novas tecnologias: autonomia, ética e subjetividade digital. In: In. GUARESCHI, Pedrinho; AMON, Denise; GUERRA, André. Psicologia, Comunicação e Pós-Verdade. Florianópolis: Abrapso, 2017.

 

 

Projeto “Circulando e traçando laços e parcerias: atendimento a jovens autistas e psicóticos - do circuito pulsional e o laço social”, em especial para atuação na interface entre o projeto e as escolas.

Professor Supervisor: Fábio Malcher

A seleção vai ser na próxima 2af (22/3) às 13:30h pelo zoom nesse link: https://us04web.zoom.us/j/72954845498?pwd=MHZXWlNSbUdDK0NCdS9FZnpRZ2xudz09

 

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