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Campo de estágio: Programa de Obesidade e Cirurgia Bariátrica (PROCIBA).

Supervisora: Mônica Vianna.

Carga horária: 16h.

Duração do estágio: 1 ano.

Pré-requisito: ser aluno de graduação a partir do 7º período.

Processo seletivo: análise do histórico escolar e entrevista.

Período de inscrições: 20 a 26/07/2021.

Entrevistas de seleção: 28/07/2021.

Início do estágio: 04/08/2021.

Bolsa: Não oferece.

Como se inscrever: os interessados devem enviar os seus históricos escolares para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Maiores informações: www.psicologiahospitalarhucff.gmail.com

 

 

Disciplina: Tópicos Especiais em Cognição B (IPG012)

Horário: Seg, 09:20 às 11:00

Início das aulas: 26 de Julho

Professor: Mateus Thomaz Bayer

 

Ementa 2021.1: 

 

INCURSÕES SOBRE A GUERRA A PARTIR DE MICHEL FOUCAULT

Contra uma recorrente leitura “pacificada” de Michel Foucault, a presente disciplina busca reestabelecer a força bélica de seu pensamento a partir da retomada de suas teses lançadas no momento de seu maior ativismo político. Trata-se do período em que coincidem o surgimento do Grupo de Informações sobre as Prisões (GIP) e os cursos “Teorias e Instituições Penais” e “A Sociedade Punitiva” – proferidos respectivamente entre os anos de 1971-1972 e 1972-1973 no Collège de France. 

Há nesse período um papel central conferido à análise da guerra como condição de possibilidade, de existência e de funcionamento da organização política da forma-Estado – sendo esta não apenas o resultado de uma “guerra vencida”, mas também a própria atuação de uma guerra em curso por meio de suas instituições (sistema judiciário, polícia, sistemas de vigilância moral, etc.). Desse modo, a disciplina terá como ponto de partida o estudo das teses foucaultianas sobre a relação imanente entre a guerra e a política institucional, assim como a relação entre a formação do Estado e a unificação do poder de fazer a guerra – tais como são apresentadas nos cursos referidos.  

Para além do que o próprio Foucault havia dimensionado, podemos rastrear toda uma série de escritos que – direta ou indiretamente – dialogam com suas teses, confrontando as mesmas com seus limites e suas possibilidades. 

Nesse sentido serão analisadas: (1) as teses de Achille Mbembe a respeito da guerra colonial enquanto matriz de todas as guerras modernas e seu papel na fundação política do Ocidente; (2) as teses político-antropológicas de Pierre Clastres e o pensamento de Ailton Krenak a respeito das formas de organização e resistência que se opõem e prescindem à forma-Estado; e (3) as teses de Silvia Federici, Verônica Gago e Rita Segato a respeito do lugar central ocupado pela guerra contra as mulheres na formação do Estado patriarcal.

As últimas aulas serão dedicadas ao estudo e debate do livro “Autodefesa: Uma filosofia da violência” de Elsa Dorlin na medida em que, como aponta Judith Butler, trata-se de “uma obra que propõe uma perspectiva de resistência vigorosa para nossos tempos, para todas as pessoas cujas vidas lhes são negadas de antemão, e cuja insurgência é considerada ato criminoso por aquele que agem para manter as condições de subjugação”. 

 

 

O Departamento de Psicologia Clínica informa que as disciplinas abaixo terão seu início ADIADO em função dos contratos, dos professores responsáveis por estas disciplinas, encontram-se na etapa de finalização. 

 
IPC009 Psicoterapia Cognit-comport II
IPC009 Psicoterapia Cognit-comport III
IPC350 Psi Fen Existencial IPB
IPC232 Adolescência IPB

 

 Atenção que, no caso das disciplinas Adolescência e Psicologia Fenomenológica Existencial I, este informe se refere às turmas IPBNo mais, publicaremos aqui no site do IP a data de início assim que confirmarmos a conclusão da contratação dos professores.

 

Prof. responsável: Filipe Boechat

Vagas: 1 voluntária(o)

Pré-requisito: já haver cursado a disciplina

Necessário disponibilidade às quinta-feiras, das 16h40 às 18h20

Para candidatar-se, enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto MONITORIA VOLUNTÁRIA 2021.

O e-mail deve conter nome completo, DRE, histórico escolar e carta de intenção justificando a candidatura à monitoria.

Data limite para envio do e-mail: quinta-feira, dia 22/07.

 


Prof. responsável: Filipe Boechat

Vagas: 1 voluntária(o)

Pré-requisito: já haver cursado a disciplina

Necessário disponibilidade às quinta-feiras, das 13h00 às 16h30

Para candidatar-se, enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto MONITORIA VOLUNTÁRIA 2021.

O e-mail deve conter nome completo, DRE, histórico escolar e carta de intenção justificando a candidatura à monitoria.

Data limite para envio do e-mail: quinta-feira, dia 22/07.

 

 

Supervisora: Marcele R. de Carvalho

Nº de vagas: 1

Pré-requisito(s): Disciplinas concluídas: Psicopatologia e Psicoterapia Cognitivo Comportamental I / Terapia Comportamental

Carga horária semanal do estágio: 20 horas semanais

Horário da Supervisão: 4ª feiras de 9:20 às 12:50h

Início do estágio: Agosto/2021

 

Inscrições: de 16 a 30 de julho de 2021

Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com Histórico Escolar e CRID em anexo e assunto: SELEÇÃO DPA

 

Seleção: 4ª feira 04/08/2021 - Horário 8:00h - Duração: 3 horas - Link de reunião: será enviado por e-mail.

A seleção consistirá em uma entrevista e uma prova (que consiste na análise de um caso clínico).

 

 
Iniciação Científica: "Atenção compartilhada e produção coletiva de sentidos nos processos de ensino-aprendizagem"
 
Coordenadora: Maria Clara Carijó 
 
 
Este projeto de pesquisa tem como objetivo realizar um estudo teórico do papel  da atenção compartilhada (ou conjunta) na produção coletiva de sentidos que ocorrem  nos processos de ensino-aprendizagem. Com essa proposta, pretendemos realizar um  deslocamento em relação aos modos como teorias sobre atenção provenientes da  psicologia e das ciências cognitivas tradicionalmente entraram no campo da Educação,  em especial no que diz respeito ao seu lugar no processo de aprendizagem. 
 
Diante do quadro de crescente medicalização das questões educacionais que  envolvem a atenção, coloca-se a necessidade de se buscarem outras referências a partir  das quais pensar os processos atencionais e sua relação com a aprendizagem. Nesse sentido, nos voltamos para o aspecto intersubjetivo das relações escolares, em especial  das relações que se estabelecem entre professores e alunos, assim como entre os  próprios estudantes, no cotidiano das salas de aula, e que subjaz todo processo de  ensino-aprendizagem.
 
Aposta-se, aqui, na potência de tal pesquisa não somente para clarificar aspectos sobre a atenção conjunta e as relações  intersubjetivas que ela engendra, mas também para revitalizar discussões sobre  ensino-aprendizagem, dando relevo ao aspecto coletivo e compartilhado desse processo.
 
Perfil do estudante: 
 
- Ser aluno do 5o período em diante;
- Ter coeficiente de rendimento acumulado (CRA) maior ou igual a 6,0 (seis); 
- Ter interesse em atividades de pesquisa; 
- Ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais ao projeto;
- Ter domínio do inglês compatível com a leitura de textos acadêmicos; 
- Interessar-se pelos estudos da cognição e pelo tema da atenção nas práticas pedagógicas. 
 
Como participar da seleção? 
 
- Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com histórico escolar até o dia 20/07/21 (terça-feira); 
 
- Responder, até o dia 20/07/21 (terça-feira), a questão disponibilizada via formulário Google (acesso pelo link https://forms.gle/fnR8ugAY8aCA6LEw6
 
Para responder a questão, o candidato deverá ler o texto indicado abaixo: 
 
CARIJÓ, M. C. A. Atenção compartilhada e partilha de experiências na produção coletiva de sentidos. Ayvu - Revista de Psicologia, v. 5, p. 67-88, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ayvu/article/view/27402/16001 
 
- Participar de entrevista remota no dia 22/08, quinta-feira, entre 11h e 13h, na plataforma Google Meet (os candidatos selecionados para a entrevista e o horário de encontro com cada um será informado por e-mail no dia 21/07/21).
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