Últimas Notícias
Trata-se de um projeto de pesquisa que busca observar as diferentes formas de produção de subjetividades engendradas por práticas psicológicas clínicas e, neste contexto, como essas práticas clínicas são performadas na pluralidade, como elas se articulam entre si (ou não), que controvérsias surgem de seus modos de atuação e que mundos e modos de subjetivação são aí produzidos entre pacientes, estagiários, coordenadores, setting clínicos, grades curriculares, etc. A pesquisa tem se desenvolvido a partir da realização de entrevistas abertas com supervisores, estagiários e pacientes da Divisão de Psicologia Aplicada (DPA) da UFRJ, assim como do acompanhamento e produção de relatos de campo – que se dá a partir do método etnográfico – das equipes de atendimento psicoterápico da mesma instituição, que se orientam por diferentes abordagens terapêuticas. Esses materiais são armazenados compondo um acervo histórico que são por vezes retomados na pesquisa para discussão. Para tanto, são utilizadas como referencial para o trabalho de campo a Teoria Ator-Rede de Bruno Latour e John Law, e a Epistemologia Política de Isabelle Stengers e Vinciane Despret; além de leituras provenientes do campo da antropologia que nos auxiliam a pensar o trabalho etnográfico, tais como Malinowski, Clifford Gertz, James Clifford, Roy Wagner, etc.
Professor Responsável: Arthur Arruda Leal Ferreira
Estágio destinado a estudantes da UFRJ, somente.
Número de Vagas: 7 vagas
Requisitos: ter cursado, ou estar cursando, a disciplina “História da Psicologia”
Disponibilidade de horário: Segunda-feira das 16:30 às 18:30 (Supervisão)
TEXTOS PARA SELEÇÃO:
https://drive.google.com/drive/folders/19N6oCKG2wtgi799Gt6qMFr6s2L36CL5w?fbclid=IwAR1Cest5shNLqQ1vFrvyzMBSr2U8NvGn6IguvpsPIJzRk82HCfgthWlAzlc
QUESTÕES DA SELEÇÃO:
1) Em função dos questionários propostos na pesquisa, que questões você acrescentaria, alteraria ou retiraria? Justifique suas alterações.
2) Além do questionário, que outros modos e estratégias de investigação você sugeriria?
3) Face ao que foi exposto em nossa pesquisa, que aspecto desse campo você acha que seria interessante de ser explorado?
4) O que seria a marca da etnografia no contraste com outras estratégias de pesquisa da psicologia? Como você a relacionaria, por exemplo, com discussões historiográficas?
As(os) interessadas(os) em participar da seleção deverão enviar nome, DRE e as respostas das questões (totalizando no máximo 5 páginas, sendo este o limite incontestável) para os emails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 14h do dia 22/07 (quinta-feira).
O encontro para discussão das respostas será no dia 26/07 (segunda-feira), ou 30/07 (sexta-feira) via Skype. Se quiser, a(o) candidata(o) poderá ter e usar o texto escrito na hora do encontro.
Fiquem à vontade para entrar em contato no caso de qualquer dúvida.
Sua importância para a compreensão do desenvolvimento humano e aprendizagem
Inscrições: 12/07/2021 a 30/07/2021
Início: 06/08/2021
Término: 08/10/2021
Curso 30h
Horário: Sexta-feira das 16:40 às 18:00h
Aulas síncronas de 1:30h pelo Google Meet
Aulas assíncronas no Google Classroom
Vagas: 25
Enviar e-mail com as seguintes informações: Nome completo, profissão (sendo estudante, curso, universidade e matrócula)
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Curso com certificado emetido pela Pró-reitoria de Extensão da UFRJ
O Departamento de Psicologia Clínica informa que as disciplinas abaixo terão início a partir de 19 de julho de 2021, ou seja, na segunda semana do semestre de 2021/1.
IPC009 Psicoterapia Cognit-comport II
IPC009 Psicoterapia Cognit-comport III
IPC350 Psi Fen Existencial IPB
IPC232 Adolescência IPB
Estão abertas as inscrições para o projeto de extensão PAPEL. O Projeto PAPEL - Projeto de Apoio ao Ensino Libertário – é uma iniciativa que visa a produção de uma educação democrática e emancipadora a partir de contribuições multidisciplinares de diferentes áreas do conhecimento. Objetiva-se o desenvolvimento crítico e o estímulo a criatividade de estudantes e educadores de escolas do ensino básico. O projeto se articula em três frentes: a primeira, busca oferecer oficinas de investigação e expressão, assim como rodas de conversas e acolhimento a docentes e discentes de escolas municipais e estaduais do Rio de Janeiro. A segunda, atua na construção coletiva de conteúdos digitais que sirvam de ferramentas aos docentes em tempos remotos, tais como vídeos, ebooks e podcasts. A terceira, consiste no estabelecimento de pontes entre escolas públicas do ensino básico e outros projetos de educação, a partir da formação de uma rede que conecte demandas a projetos dispostos a contribuir com um ensino público de qualidade.
Coordenação: Francisco Teixeira Portugal e Giuliana Volfzon Mordente
Colaboração: Leticia Maria e Rayanne dos Santos
Carga horária semanal: 8h
Reuniões do projeto: quartas feiras, 17-18.30h
Estudantes a partir do 4º período
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Processo Seletivo:
- 1ª Etapa:
Envio de carta de intenção para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 9 de julho
- Divulgação resultado 1ª etapa:
13 de julho, no site: https://www.projetopapel.com/
- 2ª Etapa:
Encontro remoto para selecionados na 1ª etapa na quarta feira, 14 de julho as 17h (link a ser divulgado)
- Divulgação resultado 2ª etapa:
16 de julho, site do PAPEL
- Projeto aberto para estudante das áreas:
Psicologia;
Pedagogia;
Letras;
Música;
Licenciaturas;
Tecnologias/Informática.