Na última quarta-feira (14/03/2018), por volta das 21:30, a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) foi morta a tiros no bairro do Estácio, região central do Rio de Janeiro. Na ação foi igualmente assassinado o motorista do carro onde ela estava, Anderson Pedro Gomes, e foi ferida uma assessora de Marielle.

A vereadora era relatora da Comissão que irá acompanhar a Intervenção Federal no Rio de Janeiro, e uma notória ativista dos Direitos Humanos.

A polícia ainda investiga o caso, mas ele tem todas as características de uma execução. Marielle estava ativamente denunciando a violência do 41o Batalhão da PM, conhecido em suas publicações como Batalhão da Morte. Políticos de várias esferas ideológicas manifestaram pesar e revolta.

O Instituto de Psicologia não pode ficar alheio a este caso, e utiliza este espaço para manifestar sua indignação pelo assassinato da vereadora, e pelo modo como se conduz a Intervenção Federal no Rio de Janeiro.

Quando uma representante legitimamente eleita e defensora de causas vitais é assassinada (seja provavelmente por interesses de máfias ou de bordas obscuras próprio Estado) sua morte não é apenas digna de um pesar e revolta pessoais mas de nossa própria república e de nossa democracia.

Estamos cansados de ver o sangue de militantes de direitos civis e de minorias (de gênero, étnicas ou sócio-econômicas) correndo pelas ruas de nossas cidades e queremos ver nossa democracia reestabelecida. Não apenas no exercício do voto, mas nas garantias mais cotidianas da nossa vida.

Prezados Alunos,

Segue calendário do inicio das aulas para as disciplinas do curriculo do curso de Psicologia:

As disciplinas Anatomia, Embriologia, Histologia, Genética e Sociologia, pertencentes a grade do primeiro período já iniciaram as suas aulas.

As disciplinas Fisiologia I, Fisiologia II, Antropologia Cultural, Psicopatologia e Psicofarmacologia começarão na semana do dia 28/08.

As disciplinas ministradas no campus da Praia Vermelha também começarão na semana do dia 28/08.

"Prezados(as),

Comunicamos que os prédios do IP e a DPA estarão fechados na próxima sexta-feira, dia 8 de setembro, em razão de recesso por feriado (07/09) conforme Resolução do CONSUNI.

Atenciosamente,

Direção do IP"

Prezados alunos do curso de Psicologia

Comunicamos que:

1. todas as aulas realizadas no Campus da Praia Vermelha referentes ao semestre 2017/2 iniciarão 28 de agosto de acordo com o calendário acadêmico aprovado esta quinta no CONSUNI.

2. Todas as aulas nos demais Campus começarão em 31 de julho, conforme calendário acadêmico destas unidades.

Ressaltamos que, o início do semestre mais tardio do curso de Psicologia, foi  comunicado para as Coordenações de Anatomia, Histologia, Embriologia, Genética, Fisiologia e Sociologia.

Pensamos que este comunicado e o novo calendário,  que inclui o início do semestre  diferenciado na Praia Vermelha, deverá fundamentar as necessárias flexibilizaçoes que permitirão  a compatibilização de dois calendários.

Mas, neste momento, o que está formalizado é o que comunicamos a todos no item 1 e 2  acima.