Seleção de Estágio: Filosofia da Diferença/ Neurodiversidade
Supervisora: Karla Valviesse (DPA/UFRJ - PhD em Psicologia Clinica e Neurodivergente)
Pré-requisitos: Cursar a partir do 5o período de psicologia e ter a disponibilidade:
• Do horário completo da supervisão
• 3h grupo de estudo (Teoria Clínica)
• Facilidade no uso de meios de comunicação via internet e redes sociais é desejável, pois utilizaremos recursos midiáticos e apps de edição.
Palavras-chave: Filosofia da diferença - Neurodivergência - Neurodiversidade - Saúde Mental da Mulher - adultos no espectro
O paradigma da neurodiversidade é novo e propõe que indivíduos autistas, portadores de TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), Autismo ou dislexia, por exemplo, não precisam ser tratados ou até curados, mas sim compreendidos em suas diferenças. Afinal, eles representam formas de diversidade humana, da singularidade que melhor dão a ver os processos subjetivos singulares. De fato, nunca foram "doenças", mas aparelhos de discriminação ativa e normativa. Sobretudo, verifica-se um "booom" de diagnósticos, que resultam das recentes descobertas de imagem, e da palavra dada ao Neurodivergente, para que este fale de si.
Isto revolucionou até a medicina e obrigou a mudanças nos ícones diagnóstico CID e DSM, embora ainda haja muito a fazer e rever.
O impacto dessa novidade ainda não foi assimilado pela Psicologia, pois os estudos são recentes e o lobby de Testes e Fármacos obstacula o processo. Centenas de milhares de mulheres estão sem diagnóstico ou com diagnósticos errados, pois não há ainda publicações em português suficientes.
Procuramos mulheres (preferencialmente) que se identifiquem com a temática. Pessoas dentro do espectro tem lugar de fala, e por isto, são necessárias à pesquisa. Interesse pelo desenvolvi de uma clínica inclusiva e sustente o singular e a construção de propostas clínicas para esta população crescente, mas ainda muito pouco amparada no Brasil.
Vagas oferecidas: 8
Carga horária semanal: 10h a 20h
Supervisão: Quarta-feira de 13:00h às 18:30.
Previsão de início das atividades: abril/2023
Interessados enviar carta de intenção para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.é o dia 02/04/23. Favor solicitar confirmação por WhatsApp (21) 98842-0666 para o agendamento das entrevistas.
“Ora, se todos os devires já são moleculares, inclusive o devir-mulher, é preciso dizer também que todos os devires começam e passam pelo devirmulher. É a chave dos outros devires” (p. 61, disponível em: https://www.academia.edu/34044626/Mil_Plat%C3%B4s_4_Devir_mulher_pdf)".
Seleção de Estágio: Psicologia e Produção de Subjetividade
APRESENTAÇÃO
Seleção Estágio Extensão: Reforma Psiquiátrica
APRESENTAÇÃO
A pesquisa fundamenta-se em um trabalho historiográfico que se volta aos impasses e desafios das práticas cotidianas de governo presentes pelos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) na cidade do Rio de Janeiro, consistindo num estudo referente ao campo da Saúde Mental. Os CAPS, implementados em 1996 enquanto dispositivo angular de transição da Reforma Psiquiátrica brasileira, visam substituir progressivamente as formas asilares com suas práticas de internação de longo tempo por uma instituição de atenção psicossocial de portas abertas mais condizente com as propostas reformistas.
Nosso interesse é analisar quais mudanças ocorreram nas práticas cotidianas dentro desses espaços de serviço e as novas formas de governo e condução de conduta dos usuários. O objetivo é compor uma narrativa histórica não mais pautada em grandes personagens, mas sim considerando uma série de dispositivos cotidianos como prontuários, atas de reuniões e relatórios. Como ferramentas conceituais para pensarmos o CAPS utilizaremos o conceito de governamentalidade proposto por Foucault, retrabalhado por Nikolas Rose, e acompanharemos as discussões propostas por autores brasileiros importantes na Reforma Psiquiátrica.
O trabalho de campo consiste na ida quinzenal a um dos CAPS já vinculados à pesquisa (CAPS Rubens Correa em Irajá ou CAPS Clarice Lispector em Engenho de Dentro), para a realização da análise dos prontuários e coleta do material pertinente. Assim, damos preferência a casos de usuários mais antigos que passaram, juntamente com o campo de saúde mental, pela transição do modo asilar de enclausuramento ao modo de gestão pela autonomia proposto pelo CAPS. Nas supervisões ocorrem as discussões dos casos coletados e, alternadamente, a discussão de textos sobre temas que consideramos relevantes para o trabalho historiográfico em questão.
INFORMAÇÕES SOBRE A SELEÇÃO
A seleção contará com duas fases:
1) Avaliação das respostas dadas pelos candidatos às perguntas da seleção
2) Entrevista individual, online
Questões a serem respondidas pelos candidatos à Pesquisa:
1) Como você situaria o debate historiográfico em torno da reforma?
2) Como você entende que o conceito de governamentalidade pode ajudar nesse debate?
3) Fique à vontade para falar, pensando em sua trajetória de vida, sobre suas expectativas em relação à pesquisa e sua participação na equipe.
4) Que outras sugestões você poderia oferecer à nossa pesquisa?
Caso o candidato tenha interesse em fazer parte da Extensão ligada à pesquisa, deverá responder também a seguinte questão:
5) Em consonância com o projeto, como você proporia um módulo de extensão com os CAPS para esse projeto?
Não será possível se candidatar apenas à extensão.
Estas perguntas deverão ser respondidas tendo como base os textos disponíveis no link:
https://drive.google.com/folderview?id=1dC6KaKPv1SYRBAIT5jUZ-EG6vrZYhDp8
Como referência indicamos também o seguinte vídeo: https://youtu.be/XYgQHBJe1gY
ORIENTAÇÕES:
Recomendamos que o arquivo com as respostas tenha no máximo 08 (oito) páginas.
Sugerimos que o arquivo esteja formatado na ABNT (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado).
As respostas dos candidatos devem ser enviadas por email, contendo como assunto SELEÇÃO PESQUISA CAPS, até às 20h do dia 24/03 para os seguintes emails,: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
As entrevistas individuais ocorrerão de modo online no dia 29/03/2023. O candidato será informado posteriormente o link e horário exato da sua entrevista.
Horário das reuniões de pesquisa: quartas das 16h às 18h (semanalmente)
Horário das reuniões de extensão: a definir
Número de vagas: 3 ou 4
Prof responsável: Arthur Arruda Leal Ferreira
Requisitos: ter cursado ou estar cursando a disciplina História da Psicologia
Seleção Estágio: Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo
Seleção para Estágio em Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo
Supervisão: Amanda Londero dos Santos
Nº de vagas: 6
Período desejado: a partir do 5º. Período.
Documentação necessária:
- Carta de intenção
- Histórico escolar
Disponibilidade: reuniões semanais com a equipe nas segundas-feiras das 08:00 às 11:00.
Fases do processo seletivo:
1. Avaliação documental - carta de intenção e histórico.
2. Prova escrita presencial em local a ser definido no dia 27 de março de 2023 às 10:00.
Os documentos devem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o título “Seleção Estágio TCC” até o dia 21/03/2023. O não cumprimento desta instrução acarretará a não efetivação da candidatura à vaga de estágio.
A prova de conhecimento em terapia cognitivo-comportamental será na forma de um caso clínico a ser discutido e tem finalidade classificatória. O resultado será emitido na forma de uma lista de classificação. Dadas as dificuldades e demandas, não estão previstas entrevistas de feedback sobre o resultado.
Recomendações bibliográficas:
- Beck, J. S. (2013). Terapia cognitivo-comportamental. Artmed Editora.
- Fennell, M. J. V. (2007). Low self-esteem. In N. Kazantzis & L. L’Abate (Eds.), Handbook of homework assignments in Psychotherapy: Research, Practice, and Prevention (pp. 297-314). Springer.