Orientações da Direção Adjunta de Graduação para o período de pandemia da COVID-19
Com base na discussão da proposta inicial apresentada pela Direção Adjunta de Graduação nas reuniões das ultimas semanas, bem como com a colaboração dos funcionários da Gradip e da Secretaria Acadêmica e ciência de membros do CAFS (Centro Acadêmico Franco Seminério), foram elaborados três documentos de orientação à toda comunidade constitutiva do Instituto de Psicologia, como seguem:
1) Carta da Direção Adjunta de Graduação à Comunidade do IP,
2) Orientações da Direção Adjunta de Graduação à Comunidade Discente do IP,
3) Orientações da Direção Adjunta de Graduação aos Professores do IP.
Que possamos seguir em parceria para lidar com esta situação tão critica que tem impacto na nossa vida pessoal e acadêmica universitária,
Direção Adjunta de Graduação em Psicologia.
Atualização sobre as atividades e medidas do Instituto de Psicologia
Prezados estagiários e supervisores,
Gostaríamos de comunicar a todos que estamos atentos e seguindo as recomendações das entidades de saúde e da Reitoria da UFRJ que visam conter o avanço do COVID-19.
Diante disso, em conformidade com o estabelecido em nota pela Reitoria e pela Direção do Instituto de Psicologia, as atividades presenciais na DPA seguem suspensas por tempo indeterminado. Esta situação será reavaliada continuamente e manteremos vocês informados sobre qualquer mudança.
Em relação às atividades práticas de estágio desenvolvidas na DPA, seguiremos a recomendação da Reitoria de não substituir as atividades curriculares presenciais por meios digitais. Essa recomendação também foi ratificada pelo CFP, em conjunto com a ABEP.
Estes documentos orientadores podem ser acessados pelos seguintes links:
https://ufrj.br/noticia/2020/03/22/coronavirus-reitoria-da-ufrj-faz-esclarecimento-sobre-ead e http://www.abepsi.org.br/?p=3903
Contudo, a viabilidade de suportes pontuais à distância, especialmente no acompanhamento de casos graves, pode ser discutida e avaliada em cada equipe.
Diversas atividades continuam ocorrendo remotamente e orientamos que mantenham contato com suas equipes e conversem sobre possibilidades de trabalho remoto, sem caráter obrigatório, respeitando os limites de cada um neste momento.
A possibilidade de contabilização de carga horária de estágio não está garantida, dada a excepcionalidade do momento que estamos vivendo, e será avaliada posteriormente, caso a caso.
Informamos ainda que a Coordenação de Estágio e seu corpo técnico segue realizando suas atividades de forma remota. Caso precisem entrar em contato em relação a aspectos formais do estágio ou para possíveis dúvidas e orientações, estamos à disposição pelos nossos e-mails institucionais: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Contamos com a compreensão de todos e pedimos que sigam as orientações de distanciamento social recomendado pelas entidades de saúde. Indicamos que acompanhem notícias e orientações formuladas pelo Grupo de Trabalho realizado pela UFRJ disponibilizadas em https://coronavirus.ufrj.br/
Atenciosamente,
UFRJ
NOTA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA SOBRE MEDIDAS PARA COM O CORONAVÍRUS COVID-19
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
Considerando as Diretrizes de Contingência no Âmbito da UFRJ e as Notas de nossa
Reitoria, o Decreto do Governo do Estado, nº 46.966/2020 e as recomendações do Estado
do Rio de Janeiro e dos Ministérios da Educação e da Saúde, que visam conter o avanço
do vírus COVID-19, e entendendo que é função primordial dos servidores do Executivo
Federal zelar pela saúde da população, a direção do Instituto de Psicologia decide adotar
os seguintes procedimentos para o seu funcionamento até o dia 30 de março:
1) Dispensar de qualquer atividade presencial todos os servidores públicos (no âmbito
deste Instituto) que hoje tenham 60 (sessenta) anos ou mais de idade, ou que tenham
filhos/filhas até 10 (dez) anos ou sejam portadores de doenças crônicas e considerados
grupo de maior risco, ou que apresentem algum dos sintomas vinculados ao contágio do
vírus COVID-19.
2) Determinar que a partir desta quarta-feira, dia 18/3, até 30/3, o Instituto se encontrará
fechado e os atendimentos serão iniciados de forma remota, mediante mensagem a ser
enviada para os e-mails dos respectivos setores (ver imagem abaixo) do Instituto.
Coordenações Gerais e Direção:
1. Direção do IP: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Arthur Arruda: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rosa Pedro: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
2. Coordenação de Graduação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Secretaria de graduação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
3. Coordenação de Pós-Graduação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Amândio Gomes: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
4. Coordenação de Extensão: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Cristal Aragão: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
5. Coordenação EICOS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Milton Campos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
6. Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Simone Perelson: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
7. Gerencia Administrativa do IP: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
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Para maior detalhamento dos contatos, acessar o site da unidade: www.psicologia.ufrj.br
3) Para os casos necessários e emergenciais iniciados e agendados previamente, será
realizado plantão a ser gerenciado pela Direção do Instituto e dos respectivos setores. O
ambiente deverá ser ventilado, com portas e janelas abertas e mantida a distância de 2
metros entre os presentes no plantão.
4) A Direção do Instituto de Psicologia indicará a aprovação Ad Referendum de processos
administrativos que tiverem manifesta urgência, mediante encaminhamento/contato
efetuado pelas respectivas Chefias Imediatas e dos Departamentos e diante de qualquer
impossibilidade de realização de congregação em abril.
5) Suspender as reuniões (de pesquisa, estágio, extensão e comissões) presenciais e realizar as emergenciais remotamente.
6) Recomenda-se a suspensão de todas as aulas presenciais na Graduação e na Pós-Graduação. Essas somente serão retomadas em caráter presencial quando cessarem as recomendações/orientações de restrição ao convívio social.
7) Recomenda-se que bancas de Pós-Graduação sejam adiadas. As que estejam com prazos vencidos ou cujos discentes apresentem para conclusão da dissertação de mestrado ou de tese de doutorado, sejam realizadas na forma remota com o apoio da respectiva Coordenação.
* Para a realização de defesas de Qualificação, Dissertação e Tese, os docentes devem
consultar a Resolução do CEPG nº 1 de 16/03/2020.
8) - Indica-se aos docentes que mantenham ativas:
● as atividades de pesquisa, estágio, monografia e extensão, como por exemplo: elaboração de projetos, inscrição nas plataformas da UFRJ, atualização do currículo lattes, sistematização de relatórios e artigos;
● as orientações de pesquisa, estágio, extensão, monografia, dissertação e tese, indicando quais atividades não necessitam ser interrompidas e que poderão ocorrer por via remota.
9) Indica-se, ainda, que os diferentes setores façam reuniões on-line, via e-mail e WhatsApp para acompanharem o trabalho de sistematização de documentos e políticas internas.
10) No dia 30/03, o Instituto de Psicologia fará nova reunião para a avaliação e gerenciamento das atividades. Eventuais novas informações poderão ser obtidas em www.psicologia.ufrj.br.
11) Indicar que, durante o tempo que durar o enfrentamento da pandemia, todos sigam as diretrizes de prevenção emanadas dos órgãos incumbidos de combate e prevenção de doenças e, em especial, as da administração superior da UFRJ.
>>>>>> Nota na íntegra <<<<<<
Concurso Cultural “Artes Decult”
A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis realiza concurso cultural para a seleção de logomarcas para os editais Apoio a Eventos de Estudante e Encontro de Artes Integradas (Enai). O concurso é organizado pela Divisão de Esporte, Cultura e Lazer (Decult/PR7) e as artes devem ser criadas exclusivamente por discentes da UFRJ (graduação ou pós-graduação). O vencedor receberá um certificado de menção honrosa e terá a oportunidade de expor dez trabalhos em data e local a ser combinado com os organizadores.
Cronograma
• Divulgação do Concurso: 17/02/2020
• Período de Inscrições: 17/02/2020 a 20/03/2020
• Análise das artes: 23/03/2020 a 27/03/2020
• Divulgação dos Resultados: 30/03/2020
O edital pode ser acessado na página da PR7
(http://politicasestudantis.ufrj.br/). Em caso de dúvidas, ou para mais
esclarecimentos, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..