Seleção de Extensão Programa Papo Cabeça
O Papo Cabeça é um programa de extensão ligado à Faculdade de Medicina e à Maternidade Escola da UFRJ há mais de 23 anos. Tem como objetivo a promoção da saúde, a qualidade de vida e a cidadania nos campos de Saúde e Educação. No momento, devido às medidas de distanciamento, a atuação está voltada apenas ao Projeto Papo Cabeça na Praça: criação e compartilhamento, por meio do Instagram @papocabeca.ufrj, de conteúdos informativos sobre saúde reprodutiva, sexual, mental, nutrição e muito mais!
Para participar do processo seletivo, que ocorrerá no dia 30/03, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contendo:
- Nome completo
- Curso
- CRA
- Texto com, no máximo, 10 linhas apresentando o motivo da sua candidatura
Data limite de envio do e-mail: 22/03
Carga horária semanal: 12 h
Disponibilidade obrigatória: supervisão às terças-feiras das 17:00 às 20:00
JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA: Construindo processos de escolhas para além da orientação profissional
O curso tem por objetivos ampliar a discussão acerca da prática de orientação profissional, apresentando as potencialidades da metodologia denominada Análise do Vocacional - construída a partir de um projeto de extensão - bem como promover um espaço de troca de experiências com outras/os profissionais que trabalhem com juventudes.
O curso é organizado por docente e discentes de graduação e pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Gratuito, com certificação de 24 horas, será realizado no período de 07/04/21 a 09/06/21, sempre às quartas-feiras, das 15:00 às 16:30 horas.
O curso não é exclusivo para estudantes/profissionais da área da Psicologia, ou seja, todas as pessoas interessadas nas discussões propostas podem se inscrever. Interessa-nos o diálogo também com professores, educadores populares e outros/as profissionais que trabalhem com juventudes.
Período de inscrições: até 24/03/21.
❗VAGAS LIMITADAS❗
Link para inscrições:
http://bit.ly/extensaoufrj
Seleção Projeto de Extensão e Iniciação Científica
Iniciação Científica
Sofrimentos sociais: questões teóricas e desafios clínicos
O objetivo geral deste projeto consiste em investigar a especificidade da experiência de sofrimento social – seus aspectos subjetivos e potencial traumático – visando contribuir para extensões do uso do método psicanalítico e para a ampliação de estratégias de ação favoráveis à promoção de saúde integral e melhoria da qualidade de vida em contextos marcados pela precariedade de acesso a bens materiais, a oportunidades de trabalho, à rede de apoios relacionais e a condições de garantia de cidadania.
Quando: 11/03/2021 às 14:30
Onde: https://meet.google.com/gxr-pqyu-ozz
Vagas: 2
Pré-requisitos para participar da seleção:
1) ter cursado a eletiva “Sofrimentos sociais”;
2) ter disponibilidade 3 as (das 19:30 às 21:00) e 6a s (11:00 às 13:00);
3) enviar carta de intenção até o dia 10/03/2021 (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Professora: Perla Klautau
Projeto de Extensão
Tá na roda: intervenções clínico-políticas em espaços educacionais
O objetivo desse projeto consiste em construir e implantar dispositivos de escuta em espaços educacionais marcados pela precarização e pela vulnerabilidade dos laços de pertencimento social. A ação proposta será realizada com alunos e professores do PECEP (Projeto de Ensino Cultural e Educação Popular). A equipe que realizará o projeto é composta por docentes e discentes dos cursos de psicologia, de educação (UFRJ, UFF e UNIRIO) e por uma magistrada (AJD/RJ).
Quando: 11/03/2021 às 10:30
Onde: https://meet.google.com/gxr-pqyu-ozz
Vagas: 3
Pré-requisitos para participar da seleção:
1) Alunos de psicologia, a partir do 5º período, que já tenham cursado a disciplina “Conceitos fundamentais em psicanálise II”;
2) Ter disponibilidade 3 as (das 19:30 às 21:00) e 6a s (11:00 às 13:00);
3) Enviar carta de intenção até o dia 10/03/2021 (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Professora: Perla Klautau
ORIENTAÇÕES GERAIS REFERENTES AO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Temos notado uma grande quantidade de e-mails com dúvidas de professores e estudantes relacionadas aos trâmites, critérios e possibilidades de realização do TCC, portanto, disponibilizamos abaixo instruções gerais para a realização do trabalho de conclusão de curso, bem como dois arquivos pdf's, um contendo na íntegra o conteúdo deste informativo, como também um segundo chamado Manual para Elaboração e Normalização de Trabalhos de Conclusão de Curso, com informações mais detalhadas e amplas para que o mesmo sirva de referência para os TCCs com produção textual.
REFERENTE AO TRABALHO FINAL:
Formato do TCC: O professor orientador tem autonomia para decidir o formato do TCC junto ao estudante. Isso significa que múltiplos formatos podem ser contemplados, como: artigo, ensaio, monografia, vídeo, etc.
Individual e Inédito: Todo TCC deve ser feito individualmente, não podendo ser realizado em duplas ou entre mais estudantes. Além disso, o trabalho deve ser inédito, não podendo ser idêntico, portanto, a trabalhos submetidos em revistas ou eventos, entre outros.
Disciplinas TCC I e TCCII: Vincular a nota da disciplina TCC1 à apresentação de um projeto de pesquisa a ser desenvolvido para a conclusão do curso. Vincular a nota da disciplina TCC2 à apresentação efetiva do trabalho concluído. Portanto, recomenda- se que isso seja acordado com os estudantes antes de inscrevê-los nessas disciplinas.
REFERENTE À ORIENTAÇÃO:
Orientação por professores substitutos e pós doutorandos: Os professores substitutos e pós-doutorandos podem orientar TCC desde que algum professor efetivo do departamento aceite ser co-orientador. Ele deve formalizar a orientação enviando e-mail para a Gradip com os dados do aluno orientando e o nome do co-orientador. Ambos os professores, orientador e co-orientador, devem assinar o RCS para fins de validação da atividade para progressão funcional de ambos.
Orientação por professor de unidade externa: os professores externos à unidade podem orientar TCC desde que tenha um co-orientador do IP. Ele deve formalizar a orientação enviando e-mail para a Gradip com os dados do aluno orientando e o nome do co-orientador. Ambos os professores, orientador e co-orientador, devem assinar o RCS para fins de validação da atividade para progressão funcional de ambos.
Orientação por professor do IP aposentado: Os professores aposentados podem orientar TCC, desde que a Direção Adjunta de Graduação concorde. Eles mantêm o SIAPE ativo no SIGA, podendo continuar orientando TCC e, inclusive, abrir turmas de TCC I e II e pedir inscrição de alunos para a Gradip. Após conclusão do TCC, o professor deve seguir o protocolo de enviar o RCS assinado por ele para Secretaria
INFORMAÇÕES PARA A SECRETARIA:
Não é necessária a apresentação do TCC em meio físico;
Conferida a entrega do TCC via e-mail pela Secretaŕia, o RCS será registradono SIGA;
A entrega e lançamento do RCS é requisito para que o aluno possa pedir contagem de crédito para colação de grau;
O envio, por e-mail, do TCC é condição necessária para o registro do RCS no sistema!