Está aberta a chamada para seleção de dois estudantes interessadas (os) em participar do projeto Economia Psíquica dos Algoritmos, coordenado pela Profa. Fernanda Bruno e desenvolvido no MediaLab.UFRJ, com a participação de pós-graduandos (duas vagas para bolsistas Iniciação Científica).
O projeto consiste na investigação do que chamamos por economia psíquica dos algoritmos: o investimento contemporâneo (tecnocientífico, econômico e social) em processos automatizados de captura, análise e utilização de informações psíquicas e emocionais extraídas de dados e ações em plataformas digitais (redes sociais, aplicativos, serviços de streaming, plataformas de compartilhamento e/ou consumo de conteúdo audiovisual etc).
O projeto explora teorias, dispositivos, casos e instituições que envolvam o uso de dados pessoais digitais e processos algorítmicos para estratégias de predição e influência de comportamento. Casos controversos recentes – como aquele envolvendo a consultora de marketing político Cambridge Analytica e o Facebook nas eleições americanas em 2016 – revelaram não apenas os usos indevidos de nossas informações para fins eleitorais e econômicos, sem nosso conhecimento e autorização, mas uma nova lógica de acumulação capitalista que direciona imensos volumes de dados para aplicação de estratégias para conduzir condutas.
Neste cenário, as fronteiras entre o laboratório e a vida social, política e subjetiva tornam-se extremamente tênues, nos convocando a recolocar o problema das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Diante de um laboratório-mundo ou de uma ciência de plataforma, é preciso compreender a economia psíquica dos algoritmos em suas implicações sociais e políticas. De que modo as subjetividades, os afetos, desejos, a atenção e a percepção estão sendo mobilizados e modulados por essas máquinas e corporações? Qual é o papel dos algoritmos na elaboração de métodos de indução de comportamentos a partir de informações psicossociais e emocionais? Tais são as questões de onde parte o presente projeto de pesquisa.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas aqui e também no relatório “Tudo Por Conta Própria”: Aplicativos de Autocuidado Psicológico e Emocional, lançado em maio de 2020 pela equipe do Medialab.UFRJ.
CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE PARA BOLSA:
Estar regularmente matriculado em curso de graduação
Ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a sete no ato da inscrição e mantê-lo durante a vigência da bolsa;
Possuir Currículo Lattes – CNPq cadastrado e atualizado;
Não possuir bolsa de agência pública de fomento.
PRÉ-REQUISITOS:
Estudantes a partir do quarto período da graduação;
Facilidade de leitura em língua inglesa, tendo em vista que a maior parte do material e da bibliografia sobre o tema é neste idioma.
Disponibilidade para participar das reuniões semanais e para dedicação de 20 horas semanais
SELEÇÃO:
Os(as) candidatos(as) devem encaminhar:
Histórico Escolar
Carta de Intenção (de no máximo uma página)
Para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até quinta-feira, 01 de abril de 2021. No assunto, escrever “Iniciação Científica – Medialab.UFRJ 2021” e incluir as seguintes informações no corpo do email:
a) e-mail;
b) telefone;
c) link do lattes.
As informações enviadas serão analisadas pela equipe do Medialab.UFRJ e os candidatos selecionados para realizar as entrevistas serão informados por e-mail. As (os) candidatas (os) selecionadas (os) devem comparecer à entrevista que acontecerá na terça, dia 06/04, e/ou na quarta, dia 07/04. A entrevista será realizada remotamente online. O link será disponibilizado por email.
Dedicação: 20 horas semanais. As reuniões semanais acontecerão: A) terça, das 16h às 18h ou ? sexta das 16h às 18h.
Vagas: dois bolsistas Iniciação científica R$400,00 mensal
* Sabemos que a representatividade no ambiente acadêmico não reflete a diversidade da população em geral, com foco nas categorias de gênero e étnico-raciais do Brasil. Por isso, encorajamos a candidatura de mulheres, pessoas negras e de outros grupos historicamente marginalizados.
ATIVIDADES:
Pesquisa e levantamento de dados, informações e bibliografia
Participação em reuniões de pesquisa, incluindo discussão teórica para fundamentação da pesquisa
Registro, catalogação e sistematização do conteúdo geral e dos dados da pesquisa em planilhas e ferramentas digitais
Produção de textos e relatórios sobre os resultados da pesquisa
Produção de conteúdo para comunicação em redes sociais e site do laboratório
Colaboração na organização das atividades do laboratório: eventos, seminários, publicações etc.
CRONOGRAMA:
Entrega do material de inscrição solicitado por email: até quinta, 01 de abril, às 23h59.
Entrevista de seleção: dias 06 (terça) e/ou 07 (quarta) de abril, online (horário e link e orientações serão enviadas por e-mail aos candidatos selecionados. Os candidatos que não forem selecionados para realizar a entrevista também serão informados por e-mail).
Divulgação do resultado: quinta, dia 08 de abril de 2021
Início da pesquisa: 12 de abril de 2021
Supervisora: Karla Valviesse (DPA/UFRJ).
A proposta é criar coletivamente intervenções psicossociais sobre temáticas contemporâneas, visando promover saúde e bem estar em meio ao desfazimento (como diria Manoel de Barros) de um projeto de sociedade. Nossas publicações utilizarão páginas no Instagram e Facebook especificamente criadas para este fim, e resultarão de uma pesquisa bibliográfica (e de campo, a partir da interação nas páginas) acerca dos principais fenômenos psicólogicos afetos a nossa prática profissional (“ansiedade”, “fobia”, “depressão “ etc), capacitando a distinção dos fenômenos psicológicos dos psicopatológicos, estudando os últimos por um viés fenomenológico (Psicopatologia) e, ao mesmo tempo, “transformando” a linguagem “psi” em proposições explicativas e compreensíveis para aqueles que não tem acesso à informações simples, mas que podem, sim, inaugurar microrrupturas nos modos existenciais mais engessados.
Pré-requisitos: cursar a partir do 5º período de Psicologia e ter o horário de supervisão inteiramente disponível.
Referencial teórico: Pesquisa-Intervenção; Clínica e Transdisciplinaridade; Intervenções Psicossociais; Clínica da Diferença (Guattari, Deleuze, Foucault, dentre outros)
Nº. de vagas oferecidas: 04
Carga horária semanal de estágio: 20h.
Seleção: 31/03 QUARTA-FEIRA, às 14h, por Skype).
Horário de Supervisão: Quintas-feiras, das 13h às 16h (on-line).
Início do estágio:imediato
Duração: 01 ano, podendo renovar.
Inscrições via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Documentos necessários: Histórico Escolar
Número de Créditos Referentes à disciplina: 03 (três)
Solicitamos aos candidatos que elaborem um pequeno texto não acadêmico, no corpo do e-mail de inscrição, contando o que esperam do estágio e
atravessamentos que surgirem a partir do texto abaixo:
“...o fundamental nas pesquisas participativas é que o conhecimento produzido esteja permanentemente disponível para todos e possa servir de instrumento para ampliar a qualidade de vida da população. Podemos considerar que a pesquisa participante se constitui em uma metodologia com pressupostos gerais de pesquisa, envolvendo diferenciados modos de ações investigativas e de priorização de objetivos.
A pesquisa-intervenção consiste em uma tendência das pesquisas participativas que busca investigar a vida de coletividades na sua diversidade qualitativa, assumindo uma intervenção de caráter socioanalítico.”
(Artigo: Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises)
Professor supervisor: Amandio Gomes
Pra quem não conhece DISAE é a divisão de saúde do Estudante, da UFRJ. Ela é a responsável por prestar atendimento e companhamento em diversas áreas da saúde aos estudantes da universidade. Dentre essas áreas ela oferece o serviço de psicologia clínica, em parceria com a DPA.
Quem se interessar pela vaga basta preencher o formulário no link e vai ser feito o contato pela equipe.
Por conta da pandemia, os atendimentos estão sendo realizados de maneira on-line, então é recomendável que possua um local com acesso à internet e com privacidade.
Pre-requisito: sexto período.
O link para o formulário é
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc86w3NvWLba16JSw_cgeAG46IHUq7tK04wSeKrMmh1In_ueA/viewform?usp=sf_link
E a seleção será realizada na quarta feira, dia 17 de março, duas horas da tarde através da plataforma Zoom.
Supervisora: Karla Valviesse (DPA/UFRJ)
Pré-requisitos: Cursar a partir do 5º período de psicologia e ter o horário de supervisão inteiramente disponível.
Referencial teórico: Análise Institucional Francesa
Carga horária semanal: 20 horas
Supervisão: Terça-feira das 12h às 16h (online).
Todos os atendimentos também estão ocorrendo de forma remota.
Seleção:
Dia: 30/03 (terça-feira)
Horário: 12h
Solicitamos aos candidatos que enviem um texto para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até dia 27/03, com suas aspirações e atravessamentos a partir do trecho disparador de questões abaixo:
“No contemporâneo, experimentamos a bifurcação produtora da novidade já que nele nos defrontamos com o horizonte do inantecipável, com a abertura para o que ainda não somos. É nele que estamos em via de nos diferir, pois aqui o tempo comporta, numa mesma espessura, o passado e o futuro. Esse é o paradoxo do tempo que, no presente, não pára de passar, sendo a um só tempo o que foi e o que será. Nesse sentido, o contemporâneo guarda essa relação complexa com a história, dela se distinguindo, intempestivamente (Nietzsche, 1988/1874) – e quebrando todas as cadeias causais que conferem importância ao passado (fascínio pelas origens, explicações deterministas), mas sobre ela retornando produzindo diferença, fazendo-a desviar de si. De fato, na experiência do contemporâneo, não podemos e não reivindicamos o livrar-se da história, supondo o seu fim. Diferentemente, buscamos na história aquela força propulsora que nos permite dela desviar.
Daí sua relação com a clínica. Clínica enquanto experiência de desvio, do clinamen que faz bifurcar um percurso de vida na criação de novos territórios existenciais. O sentido da clínica, para nós, não se reduz a esse movimento do inclinar-se sobre o leito do doente, como se poderia supor a partir do sentido etimológico da palavra derivada do grego klinikos (“que concerne ao leito”; de klíne, “leito, repouso”; de klíno “inclinar, dobrar”). Mais do que essa atitude de acolhimento de quem demanda tratamento, entendemos o ato clínico como a produção de um desvio (clinamen), na acepção que dá a essa palavra a filosofia atomista de Epicuro (1965). Esse conceito da filosofia grega designa o desvio que permite aos átomos, ao caírem no vazio em virtude de seu peso e de sua velocidade, se chocarem articulando-se na composição das coisas. Essa cosmogonia epicurista atribui a esses pequenos movimentos de desvio a potência de geração do mundo. É na afirmação desse desvio, do clinamen, portanto, que a clínica se faz.” (RAUTER, Cristina).