Requisitos:
- Estar cursando a partir do 5º período de Psicologia. Pacote Office. Desejável experiência com mapeamento de competências, treinamento e desenvolvimento; e plano de capacitação.
Atividades a seres desempenhadas:
- Apoio nas atividades de sensibilização e promoção de eventos para desenvolvimento e capacitação;
- Auxílio nas atividades de mapeamento de competências, elaboração de relatórios;
- Entre outras atividades afins.
Valor da bolsa: R$ 500,00
Carga horária: 20h
Local: Ilha do Fundão/Rio de Janeiro-RJ
Interessados enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com currículo no corpo do e-mail, até o dia 25/02/2022
Área: Psicologia Pediátrica e Perinatal
Público-Alvo: Estudantes de Psicologia da UFRJ a partir do 6° período
Local de atuação: Maternidade Escola
Vagas: 02
Carga horária: 16 horas semanais
Disponibilidade obrigatória: Quinta-feira (13h-15h30) - Supervisão e Grupo de Estudo
Pré-requisitos obrigatórios: Embriologia; Genética; Psicopatologia Geral; Saúde, Parentalidade e Interações Precoces
Início: abril/2022
Inscrições: Enviar e-mail para Prof. Dra. Ana Cristina B. Cunha (estagioclinico.lepids@gmail,com) uma carta de no máximo 10 linhas incluindo nome, CR acumulado e motivos da candidatura até 15/02/2022
Seleção: 22/02/2022 (17h), em link do meet a ser enviado por e-mail
Coordenação e Supervisão: Marta Rezende Cardoso
Requisito: alunos a partir do 7º período
Duração: 18 meses
(início: abril de 20222)
Reunião informativa (anterior à entrega de documentação na DPA):
Quinta-feira, dia 10 de fevereiro 2022, às 10h30
Plataforma Zoom (o link será enviado por email)
Interessados: Enviar mensagem prévia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Supervisora: Marcele R. de Carvalho
- Nº de vagas: 3
- Pré-requisito(s): Disciplinas concluídas - Psicopatologia e Psicoterapia Cognitiva-Comportamental-I / Terapia Comportamental
- Carga horária semanal do estágio: 20 horas semanais
- Horário da supervisão: 4ª feiras de 9:20 às 12:50h
- Início do estágio: Fevereiro/2022
Seleção: 4ª feira 02/02/2022 - Horário 8:00h - Duração: 3 horas
Link da reunião: será enviado por e-mail.
A seleção consistirá em uma entrevista e uma prova (que consiste na análise de um caso clínico)
Inscrições: de 17 a 28 de janeiro de 2022
Enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com histórico escolar e CRID em anexo e assunto: SELEÇÃO DPA
Supervisão: Prof. Fátima Dysman
Vagas: 2 Com Bolsa
CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO DA SELEÇÃO:
1) Estar regularmente matriculado no curso de Psicologia do IP/UFRJ
2) Estar cursando o oitavo período em 2021/2, ou acima deste.
3) Enviar Boletim Acadêmico para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 31/12/2021. Enviar no “assunto” do e-mail “Inscrição em Seleção de Estágio de Atendimento Psicológico”
OBS: Resultado da seleção previsto para a primeira semana de janeiro de 2022.
Estágio em pesquisa clínica: Terapia cognitivo-comportamental
Início em janeiro de 2022
- Professora orientadora: Paula Ventura;
- Tema: Trauma;
- Local: Instituto de Psiquiatria (encontros remotos, ao menos até março);
- Supervisões: Segundas-feiras de manhã;
- Carga horária: 20 horas semanais.
Vagas
5º período ou posterior: 2 vagas;
- CR maior ou igual a 7,0;
- Capacidade de ler textos em inglês;
- Ser organizado(a) e comprometido(a) com o estágio.
*Atividades: Acompanhamento do atendimento de pacientes com transtorno de estresse pós-traumático através da coterapia, administração de escalas, dentre outras.
7º período ou posterior: 3 vagas;
- Ter cursado ou estar cursando: Psicopatologia I (FML476) e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental I (IPC471);
- É desejável ter cursado ou estar cursando a disciplina eletiva de Transtornos de Personalidade (Prática Pesquisa em Cognição - IPG013);
- CR maior ou igual a 7,0;
- Capacidade de ler textos em inglês;
- Ser organizado(a) e comprometido(a) com o estágio.
*Atividades: Atendimento em pesquisa clínica de pacientes com transtorno de estresse pós-traumático, dentre outras.
Processo seletivo:
- O aluno deverá se inscrever através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e enviar o BOA e o currículo até o dia 13/12/21;
- A seleção será feita no dia 20/12, pela manhã, em horário a ser estabelecido para cada candidato;
- Será composta de uma entrevista e da apresentação, em português de um artigo em inglês, que será disponibilizado previamente;
- A apresentação terá duração de 10 minutos e poderá ser feita com consulta do artigo. O aluno receberá um link para a reunião, com data e horário.
Professor Responsável: Pedro Paulo Gastalho de Bicalho
Pré-Requisitos:
- Ter cursado/estar cursando: Extensão Universitária, Psicologia e Compromisso Social II
Diferencial:
- Criminologia
Vagas:
- 2 vagas para extensionista ou estagiário
Atenção: Audiências de Custódia no Presídio Frederico Marques em Benfica
Disponilidade:
- 20h semanais;
- Presencialmente das 12h às 16h a cada 15 dias;
- Supervisão: Quartas-feiras de 18h30 às 20h (online).
ATENÇÃO:
Necessidade de esquema vacinal completo
Seleção:
- 1ª fase (até 26/11 às 12h): Resposta do Google Forms com envio de carta de intenção.
A carta de intenção deverá responder a pergunta: "Qual a contribuição da Psicologia para o Sistema Penitenciário?" e ter, no máximo, duas páginas.
A inscrição é feita pelo forms: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdouHFt16PwREWQOdnVPF8WE2oTQvzSbqkALrUEd4gRjA0DiA/viewform?usp=pp_url
- 2ª fase (29/11/2021): Plataforma: Google Meets, às 14h
O projeto entende que o campo da audiência de custódia e do sistema penitenciário não é de conhecimento de todos, portanto, selecionaram dois textos como referenciais teóricos sobre o assunto: https://drive.google.com/drive/folders/1tQt2XElv0xGtBVO8gsPe31yzaXI-8Rlx?usp=sharing
Supervisora: Karla Valviesse (DPA/UFRJ).
Pré-requisitos: cursar a partir do 5º período de Psicologia, ter o horário de supervisão inteiramente disponível.
Referencial teórico: Pesquisa-Intervenção; Clínica e Transdisciplinaridade; Intervenções Psicossociais; Clínica da Diferença (Guattari, Deleuze, Foucault, dentre outros); Jung (Individuação, arquétipos, complexos e principais conceitos da Psicologia Analítica )
Atenção: haverá estudos iniciais para a devida preparação da equipe.
PESQUISA: O trabalho consiste no estudo e criação/ produção, além do gerenciamento de uma página/canal, em meios eletrônicos, que distribuirá conhecimento na área de Psicologia e Processos de Subjetivação no contemporâneo.
Nº. de vagas oferecidas: 05
Carga horária semanal de estágio: 10h ou 20h/ de acordo com a possibilidade de adesão do estudante.
Seleção: 18/11 QUINTA-FEIRA, on-line, às 13h h, por Meets).
Horário de Supervisão: Quintas-feiras, das 13:00h às 16h (on-line).
Início do estágio: imediato
Duração: 01 ano, podendo renovar.
Mais informações e inscrições via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Documentos necessários: Histórico Escolar/Crid/BOA
Em caso de inscrição em disciplina: Número de Créditos Referentes = 03 créditos
Solicitamos aos candidatos que elaborem um pequeno texto NÃO-acadêmico, no corpo do e-mail de inscrição, contando o que espera do estágio e atravessamentos que surgirem a partir do texto abaixo:
“...o fundamental (…) é que o conhecimento produzido esteja permanentemente disponível para todos e possa servir de instrumento para ampliar a qualidade de vida da população. Podemos considerar que a pesquisa participante se constitui em uma metodologia com pressupostos gerais de pesquisa, envolvendo diferenciados modos de ações investigativas e de priorização de objetivos.
A pesquisa-intervenção consiste em uma tendência das pesquisas participativas que busca investigar a vida de coletividades na sua diversidade qualitativa, assumindo uma intervenção de caráter socioanalítico.”
(Aguiar e Rocha, 2003)