A pesquisa fundamenta-se em um trabalho historiográfico que se volta aos impasses e desafios das práticas cotidianas de governo presentes pelos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) na cidade do Rio de Janeiro, consistindo num estudo referente ao campo da Saúde Mental. Os CAPS, implementados em 1996 enquanto dispositivo angular de transição da Reforma Psiquiátrica brasileira, visam substituir progressivamente as formas asilares com suas práticas de internação de longo tempo por uma instituição de atenção psicossocial de portas abertas mais condizente com as propostas reformistas.
Nosso interesse é analisar quais mudanças ocorreram nas práticas cotidianas dentro desses espaços de serviço e as novas formas de governo e condução de conduta dos usuários. O objetivo é compor uma narrativa histórica não mais pautada em grandes personagens, mas sim considerando uma série de dispositivos cotidianos como prontuários, atas de reuniões e relatórios. Como ferramentas conceituais para pensarmos o CAPS utilizaremos o conceito de governamentalidade proposto por Foucault, retrabalhado por Nikolas Rose, e acompanharemos as discussões propostas por autores brasileiros importantes na Reforma Psiquiátrica.
O trabalho de campo consiste na ida semanal a um dos CAPS já vinculados à pesquisa (CAPS Rubens Correa em Irajá ou CAPS Clarice Lispector em Engenho de Dentro), para a realização da análise dos prontuários e coleta do material pertinente. Assim, damos preferência a casos de usuários mais antigos que passaram, juntamente com o campo de saúde mental, pela transição do modo asilar de enclausuramento ao modo de gestão pela autonomia proposto pelo CAPS. Nas supervisões ocorrem as discussões dos casos coletados e, alternadamente, a discussão de textos sobre temas que consideramos relevantes para o trabalho historiográfico em questão.
A seleção contará com duas fases:
1) Avaliação das respostas dadas pelos candidatos às perguntas da seleção
2) Entrevista individual, online
Questões a serem respondidas pelos candidatos à Pesquisa:
1) Como você situaria o debate historiográfico em torno da reforma?
2) Como você entende que o conceito de governamentalidade pode ajudar nesse debate?
3) Fique à vontade para falar, pensando em sua trajetória de vida, sobre suas expectativas em relação à pesquisa e sua participação na equipe.
4) Que outras sugestões você poderia oferecer à nossa pesquisa?
Caso o candidato tenha interesse em fazer parte da Extensão ligada à pesquisa, deverá responder também a seguinte questão:
5) Em consonância com o projeto, como você proporia um módulo de extensão com os CAPS para esse projeto?
Não será possível se candidatar apenas à extensão.
Estas perguntas deverão ser respondidas tendo como base os textos disponíveis no link:
https://drive.google.com/folderview?id=1dC6KaKPv1SYRBAIT5jUZ-EG6vrZYhDp8
Como referência indicamos também o seguinte vídeo: https://youtu.be/XYgQHBJe1gY
ORIENTAÇÕES:
Recomendamos que o arquivo com as respostas tenha no máximo 08 (zero oito) páginas.
Sugerimos que o arquivo esteja formatado na ABNT (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado).
As respostas dos candidatos devem ser enviadas por email, contendo como assunto SELEÇÃO PESQUISA CAPS, até o dia 26/08 para os seguintes emails,:
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As entrevistas individuais ocorrerão de modo online no dia 31/08/2022 ou no dia 02/09/2022. O candidato será informado posteriormente o dia e horário exato da sua entrevista.
A pesquisa referente a esta seleção tem como campo de estudo a Divisão de Psicologia Aplicada (DPA) da UFRJ, na qual ocorrem os estágios clínicos e, portanto, encontram-se equipes de diversas orientações psicológicas (por exemplo, Terapia Cognitivo Comportamental, Psicologia Fenomenológico Existencial, Psicanálise Lacaniana, dentre outras). Assim, busca-se observar as diferentes formas de articulação e configuração entre essas equipes, envolvendo as relações entre estagiários, pacientes e supervisores, dentro dessa rede, na qual emergem controvérsias oriundas de seus modos de atuação e de concepção da prática terapêutica. Essa rede, em seus modos de articulação, traz à cena, de modo plural, a produção de subjetividades e de mundos que são aí produzidos entre pacientes, estagiários, coordenadores, setting clínicos, grades curriculares, etc.
Com o objetivo de destacar estas versões plurais, a pesquisa tem se desenvolvido a partir da realização de entrevistas abertas com supervisores, estagiários e pacientes da Divisão de Psicologia Aplicada (DPA) da UFRJ, assim como, por meio de relatos de campo – que se dão a partir do método etnográfico – das equipes de atendimento psicoterápico presentes na instituição, que se orientam por diferentes abordagens terapêuticas. Para tanto, são utilizadas como referencial para o trabalho de campo a Teoria Ator-Rede de Bruno Latour, e a Epistemologia Política de Isabelle Stengers e Vinciane Despret; além de leituras provenientes do campo da antropologia que nos auxiliam a pensar o trabalho etnográfico. Tais elaborações podem ser acessadas em maior profundidade tanto nos textos indicados para a seleção, quanto ao longo da participação na pesquisa.
INFORMAÇÕES SOBRE A SELEÇÃO
A seleção contará com duas fases:
1) Avaliação das respostas dadas pelos candidatos às perguntas da seleção
2) Entrevista individual, online
QUESTÕES DA SELEÇÃO:
1) O que seria a marca da etnografia no contraste com outras estratégias de pesquisa da psicologia?
2) Como você entende a importância dos questionários e do acompanhamento das equipes como modos de investigação?
3) Você teria alguma sugestão de alteração para o questionário? Que outros modos e estratégias de investigação você sugeriria?
4) Face ao que foi exposto sobre o projeto em nossa pesquisa, de onde surge seu interesse de participação e como articula-se com as ações realizadas pela pesquisa?
Estas perguntas deverão ser respondidas tendo como base os textos disponíveis no link:
https://drive.google.com/drive/folders/19N6oCKG2wtgi799Gt6qMFr6s2L36CL5w?usp=sharing&fbclid=IwAR1Cest5shNLqQ1vFrvyzMBSr2U8NvGn6IguvpsPIJzRk82HCfgthWlAzlc
Como referência indicamos também o seguinte vídeo: https://youtu.be/gRMrmbW9-8c
ORIENTAÇÕES:
Recomendamos que o arquivo com as respostas tenha no máximo 08 (zero oito) páginas.
Sugerimos que o arquivo esteja formatado na ABNT (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado).
As respostas dos candidatos devem ser enviadas por email, contendo como assunto SELEÇÃO PESQUISA DPA, até o dia 31/08 para os seguintes e-mails:
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As entrevistas individuais ocorrerão de modo online no dia 05/09 ou no dia 09/09/2022. O candidato será informado posteriormente o dia e horário exato da sua entrevista.
Horário das reuniões de pesquisa: segundas das 17h às 19h (semanalmente)
Número de vagas: 4 ou 5
Prof responsável: Arthur Arruda Leal Ferreira
Requisitos: ter cursado ou estar cursando a disciplina História da Psicologia
Supervisora: Maria Cristina Poli
Supervisora: Prof. Rosinda Oliveira e Prof. Priscila Marques
Nº. de vagas: 03
Carga horária semanal de estágio: 16h
Horário de Supervisão: 2ªs feiras de 14:30 às 18:00 (Oficina de Pesquisa). O (a) aluno (a) deverá também ter disponibilidade de um outro dia no turno da manhã ou da tarde para coleta de dados em escolas.
Início do estágio: 25 de Julho de 2022 (duração mínima de um ano)
Seleção: 18 de Julho – 13:00h – Departamento de Psicometria e Departamento de PGE
Inscrição para seleção:
- Enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Documentos necessários: Carta de intenção, mencionando o interesse na área da pesquisa em Neuropsicologia; CRID; Histórico; e Curriculum Vitae.
Carga Horária: 16h
Duração do estágio: 6 meses
Vagas: 03
Pré-requisito: ser aluno de graduação da UFRJ a partir do 8º período
Processo seletivo: análise do histórico escolar, analise de currículo e entrevista
Período de inscrições: 13 a 19/06/2022
Resultado da primeira etapa: 21/06/2022
Entrevistas de seleção: 22/06/2022
Resultado final: 24/06/2022
Início do estágio: 04/07/2022
Os interessados devem enviar os seus históricos escolares e currículos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Supervisora: Marcele R. de Carvalho
Nº de vagas: 2
Pré-requisito(s): Disciplinas concluídas: Psicopatologia e Psicoterapia Cognitivo-Comportamental 1/Terapia Comportamental
Carga Horária semanal de estágio: 20h semanais
Horário de Supervisão: 4ª feiras de 9:20 às 12:50h
Início de Estágio: Junho/2022
Inscrições: de 06 a 12 de junho de 2022
Enviar: e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com Histórico Escolar e CRID em anexo, e assunto: SELEÇÃO DPA
Seleção: 4ª feira 15/06/2022 - Horário: 8:00h - Duração: 3h
Local: Sala de Supervisão da DPA
A Seleção: consistirá em uma entrevista e uma prova (que consiste na análise de um caso clínico.
Supervisor: Pedro Paulo Pires
A equipe de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) supervisionada pelo professor Pedro P. Pires - Departamento de Psicometria do Instituto de Psicologia – abre seleção para alunas do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para estágio vinculado à Divisão de Psicologia Aplicada.
Perfil: Terapias Cognitivo-Comportamentais - ênfase em Terapias Contextuais (especialmente DBT e RO DBT). Atendimento de adultos (a partir de 18 anos).
Pré-requisito: A partir do quinto período letivo, ter cursado a disciplina Psicoterapia Cognitivo Comportamental I (IPC471) com aprovação e contabilização de crédito.
Número de vagas: Total de quatro vagas iniciais (podendo haver mais vagas), com caracterização de metade das vagas por cotas raciais. Candidatos devem indicar no ato de inscrição se estão se candidatando a vaga de cotas. No caso de ausência de inscrições nessa modalidade, a vaga será ofertada em modalidade comum. O motivador deve ser especificado no corpo do e-mail de inscrição para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Horário das supervisões: Inicialmente reuniões de supervisão são conduzidas terças de 13:00 às 17:00. Há expectativa de que alunos atendam de 2-4 pacientes, podendo ser incluídos procedimentos em grupo.
Carga horária: 16 horas de atividades incluindo atendimentos individuais/em grupo, supervisão e demais atividades de leitura e pesquisa.
Sobre o processo seletivo: A seleção será conduzida na forma de fases.
Fase 1: avaliação do currículo; análise do histórico escolar, carta de intenção. Atenção, a carta de intenção será avaliada inclusive no caráter formal dos motivos e interesses sobre Terapia Cognitivo-Comportamental.
Fase 2: fase avaliativa por prova oral, com pontuação total de 10,0. Observar conteúdo e referências da prova adiante no documento.
Na fase 1, os alunos serão classificados ou desclassificados. Na fase 2, notas inferiores a 7 resultarão em eliminação do processo e será produzida uma tabela de classificação. Alterações no cronograma podem ocorrer, com o objetivo de alocar os procedimentos da fase 2.
O resultado final será disponibilizado no dia 20 de junho, com apresentação dos selecionados no dia 21 de junho, na reunião de equipe às 13h00.
Envio da documentação:
A documentação deve ser enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , com o campo de assunto do e-mail escrito “SELEÇÃO EQUIPE TCC/DPA 2022”. Correspondências sem esse campo serão desconsideradas para a seleção. Envio de documentação fora do prazo será considerada também critério eliminatório.
Tema da carta de intenção da Fase 1: Por que Terapia Cognitivo Comportamental e Quais Aspectos da Terapia me Motivam a Estudá-la? – a folha deve conter a identificação do candidato, ter no máximo 2 laudas, com espaçamento 1,5, times new roman 12 e citações devem seguir formatação ABNT – apenas caso alguma seja feita, não havendo obrigatoriedade.
Programa de conteúdo para fase avaliativa da seleção:
- Princípios norteadores das Terapias Cognitivo-Comportamentais
- Conceituação Cognitiva
- Planejamento de tratamento e sessões em Terapia Cognitivo-Comportamental
- Identificação e avaliação de pensamentos automáticos
- Identificação e avaliação de crenças intermediárias e centrais
- Intervenções fundamentais em TCC.
- Noções básicas de Análise do Comportamento – condicionamento clássico, operante, condicionamento vicariante, extinção, mecanismos de reforço e punição considerando aplicação clínica.
Bibliografia:
BECK, J. S. Terapia cognitivo-comportamental. Artmed Editora, 2013.
MOREIRA, M.; MEDEIROS, C.A.. Princípios básicos de análise do comportamento. Artmed, 2018.
Início e término das inscrições com envio dos documentos da fase 1: 25/05/2022 a 6/06/2022.
Fase 1: Resultadosserão disponibilizados por e-mail contendo a lista de classificados constando o DRE dos estudantes. Os resultados dessa fase não serão divulgados nominalmente. Data de divulgação: 8 de junho de 2022.
Fase 2: Prova oral em horário previamente agendado nos dias 14 e 15 de junho de 2022. Detalhes referentes ao local da prova oral serão enviados após o resultado da fase 1.
Estágio em Pesquisa e Assistência na área de Saúde Mental
Estágio no âmbito do PROJAD/IPUB-UFRJ Programa de Pesquisa e Assistência a Usuários de Álcool e Outras Drogas / Instituto de Psiquiatria) exercendo funções de Assistência (Acolhimento e Participação em Oficinas Terapêuticas) e de Pesquisa (ligada à Psicanálise e Literatura). Os pré-requisitos para assumir a vaga são: ter nível avançado na língua inglesa (fluência para leitura), ter feito as disciplinas obrigatórias de Psicopatologia e de Psicanálise, assim como serão priorizados os candidatos que tenham alguma experiência em Saúde Mental e/ou tenham feito alguma disciplina eletiva em Psicanálise de Orientação Lacaniana e Saúde Mental. Outro pré-requisito é que o candidato esteja entre o Quinto e o Sétimo Período da Graduação.
Para os interessados: enviar e-mail com Currículo, Histórico Escolar e Carta de Intenção para os e-mails:
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