O Projeto de extensão do curso de graduação em Musicoterapia numa parceria com o Programa de Urgências Subjetivas, os convida para estar participando da seleção.

 

Vagas para extensionistas dos cursos de graduação listados abaixo:

 

Psicologia; Serviço Social; Fisioterapia; Terapia Ocupacional; Comunicação Social; Medicina; Enfermagem; Educação Fisica e Musicaterapia.

 

OBS: Se você não for dessas opções de curso mas gostar do projeto, entre em contato via instagram do projeto: @tomaessacancaocomoumbeijo .

 

Sobre as vagas de Extensão:

 

Turno obrigatório: Quarta-feira, Manhã.

Disponibilidade: Necessária para ações do projeto em outros momentos da semana, remotamente.

Bolsa: Não teremos bolsa de extensão.

 

Está aberto um processo de seleção de extensionistas para o projeto, “Memória da Vida: Organização e disseminação do acervo do movimento brasileiro de prostitutas” do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e Direitos Humanos “Suely de Souza Almeida” (NEPP-DH) e Observatório da Prostituição (IFCS/IPPUR).

 

O projeto tem como objetivo a organização e disseminação do acervo da ONG Davida em parceria com o Coletivo Puta Davida e o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro – APERJ para contribuir para a continuidade das mais fundamentais prerrogativas das lutas do movimento Brasileiro de prostitutas: a democracia, os direitos sexuais, os direitos trabalhistas, o direito à cidade, o direito à saúde, a autonomia do corpo e contra violência e o estigma e discriminação,

 

Vagas| 10 - 2 bolsistas do PROFAEX e 8 extensionistas

Carga Horária: 20h para Bolsistas PROFAEX e 8h para extensionistas

Requisitos:
• Estar regularmente matriculado/a em qualquer curso de graduação da UFRJ
• Ter tempo disponível para dedicar às atividades previstas
• Ter disponibilidade para reuniões quinzenais (virtuais até agosto) nas quintas-feiras das 16h-18h
• Apresentar interesse, familiaridade e conhecimento sobre os temas do projeto
• É desejável ter experiência em trabalhos de pesquisa e organização de arquivos

Inscrições:
• Período de inscrição: de 28 de abril 02 de maio
• Processo:
1. Inscrever pelo SIGA. Alunes interessades devem estar inscrites no RCS de Extensão do seu curso e abrir um requerimento no Portal do aluno solicitando a inscrição na ação " Memória da Vida: Organização e disseminação do acervo do movimento brasileiro de prostitutas"
[Vídeo explicativo sobre como se inscrever em ações de extensão: https://www.youtube.com/watch?v=pucam0lCHzI]
2. Enviar telefone, currículo e uma carta detalhando: Por que você quer participar dessa ação? Qual é sua relação com o tema da prostituição? Que experiência você tem relacionado às atividades a serem desenvolvidas como parte do projeto? Qual é sua disponibilidade de tempo para o projeto? para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Etapas:
• Envio de documentação e inscrição pelo SIGA: 28 de abril a 02 de maio 2022
• Avaliação de documentação: 02 de maio – 03 de maio 2022
• Entrevistas (de forma remota): 04 de maio 2022
• Divulgação de resultado (por e-mail): 05 de maio 2022

 

Mais informações: https://www.facebook.com/observatoriodaprostituicao/posts/3019630608312061
e no SIGA*

 

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro - SBPRJ e com o NIAP (Núcleo Interdisciplinar de Apoio a Unidades Escolares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro):

 

Seleção para projeto de extensão "Psicanálise e Educação: Intervenção social clínica para uma escola possível"

- Coordenação geral: Marta Rezende Cardoso

- Reunião Informativa (pré-seleção): 

Terça-feira, dia 19 de abril de 2022, às 18h

Plataforma Zoom (o link será enviado por e-mail)

Interessados: Enviar mensagem prévia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Duração: 12 meses

- Início: Maio de 2022

 

 

O Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPPSAM/IPUB/UFRJ) está selecionando alunos de graduação para participarem de atividades de pesquisa e extensão pelo período de seis meses, com possibilidade de renovação por uma vez.

 

Serão abertas quatro (4) vagas para participar do projeto de extensão “Frente Estamira de CAPS: Resistência e Invenção”, sob coordenação do Prof. Pedro Gabriel Godinho Delgado.

 

1) Poderão se candidatar alunos de graduação das áreas de

• Ciências da Saúde (medicina, psicologia, serviço social, enfermagem, terapia ocupacional, musicoterapia...)

• Ciências Humanas e Sociais

• Comunicação e artes

Observação: as vagas serão preenchidas conforme avaliação da comissão de seleção e poderão não ser ocupadas em sua totalidade. Poderão candidatar-se alunos da UFRJ e de outras universidades (as bolsas de extensão, caso disponíveis, destinam-se apenas a alunos da UFRJ), que estejam cursando a partir do 4º período.

 

2) Carga horária e remuneração

• 12 horas semanais

Horários obrigatórios: terça-feira de 16 às 19 horas

sexta-feira de 16 às 18 horas

• Bolsa de R$400 (a depender da disponibilidade)

 

3) Cronograma

Período de inscrição: 01 a 10 de abril de 2022

Entrevistas: 20 de abril

Resultado: 25 de abril

Início: 29 de abril

 

4) Inscrição

Aos interessados, favor preencher a inscrição neste formulário: https://forms.gle/dGShkdQkzBK2KW17A

 

 

O Projeto Criarte está selecionando alunos do IP (Psicologia) e da EBA (Artes) para participar da extensão.

O projeto apresenta três eixos de ação interdisciplinares (Psicologia e Arte) visando:

1- Despertar saber, promover apreciação pelas artes e a livre expressão criativa, através de diversas atividades (cuidadosamente planejadas) e dinâmicas de grupo sustentadas por um dispositivo de escuta clínica (fundamentado na psicanálise) no espaço de Oficinas de criação.

2- Promover, através das artes, a estimulação cognitiva nas oficinas de criação. Tendo a arte como suporte, a estimulação cognitiva poderá produzir o desenvolvimento de inúmeras habilidades, impulsionando a melhora na concentração, na atenção, no raciocínio, na memória, aumentando a capacidade de resolução de problemas, a criatividade, o repertório cultural e a interação social.

3- Criar vídeos e cartazes promovendo a expansão no acesso à cultura e a produção de conhecimento através das redes sociais.

Público alvo: Atuamos com uma ação remota na FAETEC (com alunos do Ensino Fundamental) e com crianças e adolescentes da Comunidade Amavila. (no entorno do Fundão);

Disponibilidade de horários: Necessário, pelo menos dois alunos, para atuar quinzenalmente na FAETEC, às quintas feiras das 10:30 às 12: 20 e das 13:00 às 15 horas. Necessário, pelo menos, dois alunos para atuar, quinzenalmente, às quintas feiras, das 18:00 às 20:00 no Fundão. Disponibilidade de duas horas em outro dia e horário.

Obrigatorio: Supervisão às quartas-feiras das 18:30 às 20:30. Obrigatorio três horas semanais para planejamento individual das tarefas do Criarte (planejamento das atividades para as oficinas; confecção de relatórios das atividades desenvolvidas; confecção de resumos e trabalhos científicos para apresentação na SIAC, Festival de Conhecimento e jornadas científicas; confecção e organização do banco de dados e drive para armazenar todos trabalhos desenvolvidos; leitura de artigos e pesquisas. Obrigatório mostrar a produção semanal nas supervisões.

Carga horária exigida do extensionista: 20 horas de dedicação semanal durante 1 ano. O aluno terá que computar obrigatoriamente 180 horas de extensão no total.

INSCRICÃO: Cadastrar no SIGA a solicitação de participação no projeto destacando seu interesse. Enviar um email (com o histórico e o BOA) para os professores (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) destacando como assunto “Seleção de extensão”. Critério: CR acima de 7,0 e interesse pelo trabalho a ser desenvolvido no Criarte.

Prazo para a inscrição: 31/03 a 10/04 Obs: Há uma pasta na xerox do DCE nomeada como "Criarte" com textos referentes ao projeto. Há videos e cartazes publicados em nossas redes sociais.

Regras do Projeto: Para obter o certificado de extensão o aluno deverá cumprir um (1) ano na extensão e é obrigatório ter desenvolvido e apresentado pelo menos (1) trabalho relacionado a extensão; além da participação em supervisão semanal e atuação nas Oficinas.

- A princípio, não há possibilidade de bolsa.

 

 

O objetivo desse projeto consiste em construir e implantar dispositivos de escuta em espaços educacionais. A ação proposta será realizada com alunos e professores do PECEP (Projeto de Ensino Cultural e Educação Popular).
 
Número de vagas: 5 vagas.
 
Disponibilidade de horário:
 
- terças-feiras das 18h às 19h30 ou quartas-feiras das 18h às 19h30;
 
- sextas-feiras das 10h às 13h.
 
Pré-requisitos: a partir do 5º período que já tenha cursado as disciplinas “Conceitos fundamentais em psicanálise II” e “Adolescência”.
 
Processo de seleção:
 
1) Enviar um e-mail para <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; com o assunto “Seleção de Extensão – Tá na Roda”, até o dia 17/03. Neste e-mail deve ser anexado (em pdf) o Histórico e uma Carta de Intenção, e no corpo deve ser indicado o nome completo e DRE.
 
Para as pessoas selecionadas nesta primeira etapa, iremos retornar enviando o link do encontro da segunda etapa.
 
2) Entrevista (on-line) na sexta-feira dia 25/03 às 11hs.
 
OBS: este projeto de extensão ocorrerá presencialmente.
 

 

Projeto de Extensão “Trans-formando o presente e germinando futuros: Intervenções em Clínica do Trabalho e Orientação Profissional”, orientado pelo professor Fernando Gastal em parceria com duas instâncias do Colégio Pedro II, SCPO/PROGESP e o SOEP.

Vagas para extensionistas voluntários

O projeto funciona primariamente em duas frentes; com a SCPO/PROGESP atuando em uma Clínica do Trabalho, mediando grupos compostos por servidores do colégio para explorar os sofrimentos decorridos do dia a dia trabalhando na instituição, seja como docente ou como técnico-administrativo. Já com o SOEP atuam com os estudantes, mediando grupos pensados em fazer uma orientação a cerca do mundo trabalho e das escolhas profissionais.

As inscrições serão feitas através do formulário até o dia 16/03/2022, os selecionados nessa fase inicial serão convocados para uma conversa via Google meet no dia 18/03/2022.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3qL1azBDbG0UN0hBrsP_3vPBNvA8_PhOALlcj8_KYrbWA1g/viewform?

 

 

Como fazer: no dia 07/03 o Coletivo Convivências estarão divulgando um forms para preenchimento dos interessades.

Sobre a seleção: irá acontecer em duas partes primeiro: liberação do forms e depois uma dinâmica em grupo (11/03).

Vagas: 5

Prioridade à participação de pessoas pretas, pardas e indígenas.

 

Quer conhecer mais o Coletivo? Entre nas redes!

 

Obs: as supervisões acontecem às quintas pela manhã.

Instagram: @coletivoconvivvencias

YouTube (link na bio): https://www.youtube.com/channel/UC5C1f1XwgFhg5PM47v06OCw

 

 

Rede, Território e Atenção Psicossocial para Crianças e Adolescentes: estratégias para a promoção da saúde mental

 

Vagas para extensionistas voluntários

 

O projeto desenvolve ações de promoção da saúde mental voltadas para crianças e adolescentes em parceria com Clínicas da Família, escolas e organizações não governamentais na Santa Marta (Botafogo).

 

As inscrições serão feitas através do formulário até o dia 27/01/202

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSdZZ1x9C8K23md1iq5iAMlOYT91xvlzP2G9dZ83zQSTiEBA/viewform

Subcategorias

UFRJ Instituto de Psicologia
Desenvolvido por: TIC/UFRJ